Portal IFNMG - Acadêmico bolsista da Extensão desenvolve carneiro hidráulico alternativo Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2014, 17h26 | Última atualização em Segunda, 24 de Fevereiro de 2014, 10h11

felipe

Felipe (camisa listrada), em demonstração do equipamento

O aluno do curso de Engenharia Florestal, Felipe Teixeira Braga Capuchinho, bolsista do PIBEX/2013 - Campus Salinas, vinculado ao Núcleo de Estudos Rurais, desenvolveu um “Carneiro Hidráulico”, a partir de PVC, com baixo custo.

 felipe2

O bolsista monta o carneiro hidráulico para demonstração

A demanda por este tipo de equipamento surgiu durante as atividades de pesquisa do Núcleo junto às comunidades geraizeiras do Alto do Rio Pardo. Felipe desenvolveu o “Carneiro” sob a supervisão do professor do Curso de Engenharia Florestal, Marcelo Rossi. Segundo Rogério Amorim, Técnico em Edificações do Campus Salinas, "o carneiro hidráulico é um equipamento para bombeamento de água que tem como princípio de funcionamento o golpe de ariete, que de forma simplificada, neste caso, equivale à força da queda d'água onde o equipamento é montado. Este equipamento faz o bombeamento de água sem o uso de energia elétrica".

felipe3

A invenção foi levada até às comunidades geraizeiras

No dia 15 de fevereiro, a equipe do Núcleo de Estudos Rurais, composta por Felipe Teixeira, Fabiano Magalhães (professor de Sociologia) e Rogério Amorim (Técnico em Edificações) realizou uma oficina de montagem do equipamento junto às comunidades geraizeiras. "Através de dois projetos, um de Iniciação Científica e outro de Extensão, acompanhamos conflitos sócio ambientais no Alto Rio Pardo onde as Comunidades Tradicionais Geraizeiras são diretamente impactadas. A demanda partiu da solicitação de representantes destas comunidades e foi atendida através do projeto de extensão", informou Rogério.

O evento foi acompanhado dos professores Marcelo Rossi e Fabiano Magalhães, além do Técnico Administrativo, Rogério Amorim.

Colaboração professor Fabiano Magalhães.

 

Fim do conteúdo da página