Portal IFNMG - Um Instituto, muitas oportunidades Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2013, 17h01 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2013, 17h50

Oficinas atraíram o público da mostra

Uma chance ímpar de divulgar o IFNMG, seus cursos e, especialmente, o Processo Seletivo e o Vestibular, que estão com inscrições abertas. Foi assim a participação do Instituto na II Mostra de Oportunidades do Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC).

O evento aconteceu de 8 a 10 de outubro, no parque de exposições de Montes Claros. Segundo estimativas da Polícia Militar, realizadora do programa, cerca de 18 mil pessoas visitaram a mostra, em sua maioria, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Além de Montes Claros, os participantes vieram de cidades vizinhas, como Juramento, Bocaiuva e Glaucilândia.

Segundo o sargento Thiago Ribeiro de Souza, da equipe organizadora, o evento superou as expectativas, principalmente graças ao apoio recebido das 25  instituições participantes, a exemplo do IFNMG. Além de instituições de ensino, participaram da mostra empresas e outras entidades públicas e privadas.

Nas oficinas, palestras e nos estandes montados, os visitantes tiveram a oportunidade de receber informações e interagir com profissionais e instituições de formação técnica e superior, além das empresas interessadas em captar mão-de-obra, para inserção no mercado de trabalho por meio da apresentação das oportunidades de qualificação disponíveis.

As oficinas tentavam seduzir os visitantes e, quem sabe, despertar neles o interesse por determinadas áreas de conhecimento e cursos. Foi o caso da oficina “Monte seu próprio circuito lógico”, oferecida por alunos do curso superior de Ciência da Computação, do Campus Montes Claros. “Aqui a gente ensina a lógica booleana, para aplicação em circuitos lógicos. É a base de todos os componentes eletrônicos, como os computadores”, explicou o aluno Jaudie Aguiar Almeida Júnior. Apesar dos nomes e conceitos aparentemente complicados, o estudante garantiu que a aplicação do que eles ensinavam aos visitantes era bem simples.

Visitantes aprendem, com alunos do Campus Montes Claros, a montar um circuito lógico

O Campus Arinos também levou oficinas para a mostra, como a que demonstrava tecnologias simples, baratas e de fácil aplicação para produtores familiares e pequenos produtores. Essas tecnologias foram apresentadas por alunos do curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos.

Além das oficinais, o IFNMG também ofereceu palestras e participou de mesa-redonda durante a II Mostra de Oportunidades do JCC.

Convite

“A cada dia surge a possibilidade da decisão, a escolha é de vocês”, frisou o diretor de Extensão do IFNMG, professor Kleber Carvalho dos Santos, na tentativa de mobilizar um grupo de estudantes, que chegava para participar de uma das oficinas ofertadas pelo IFNMG, para a oportunidade que cada um tem de ser protagonista de seu próprio futuro. “Nossa Instituição é pública, é de vocês. Esse é um convite para vocês virem para o Instituto Federal e aproveitarem do mundo das habilidades e do conhecimento”, disse o professor.

Outra preocupação era mostrar aos possíveis futuros alunos que, mais do que vagas em cursos superiores e técnicos, o IFNMG oferece condições para a permanência, por meio dos benefícios da assistência estudantil.

Aluno do Campus Arinos apresenta a mão-amiga, que auxilia na colheita da mandioca