A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) vem informar a toda a comunidade acadêmica do IFNMG que se encontra disponível o Sistema Acadêmico de Gestão Unificada (SAGU). Cabe, agora, aos campi efetivar as atividades necessárias nos órgãos de registros acadêmicos e escolares para que o sistema seja utilizado pelos docentes.
Nesta fase, a integração dos campi com a Reitoria no desenvolvimento do SAGU é fundamental para a sua adequação e padronização dos documentos acadêmicos e escolares que serão emitidos.
Esse entendimento favorecerá a implementação do sistema e a incorporação das diferentes tecnologias da informação que estão sendo implantadas na Instituição para a prática pedagógica, além de atender outras atividades administrativas escolares. Tudo com o objetivo de aumentar, significativamente, a abrangência e a rapidez de acesso a informações.
Módulos integrados
O SAGU dispõe de vários módulo integrados. O módulo Acadêmico permite a organização dos registros acadêmicos e escolares; uma comunicação mais eficiente entre os professores e alunos com os coordenadores de curso; a confiabilidade dos dados gerados nos registros dos alunos; além de permitir a agilidade dos processos administrativos inerentes à vida acadêmica e escolar.
No módulo Portal do Professor, a organização do diário de classe, o acompanhamento interativo do aluno pelo professor e a facilidade no lançamento da frequência em sala de aula são algumas das funcionalidades já disponíveis.
Na próxima versão do SAGU, estará disponível o módulo Portal do Aluno, que propiciará aos alunos um maior acompanhamento da situação acadêmica, mais interatividade com o professor e a agilidade na solicitação de serviços dos órgãos de registro acadêmicos e escolares.
À medida em que esses módulos entrarem em funcionamento, os demais módulos do SAGU serão disponibilizados, sendo eles: Processo Seletivo, Estágio e Portal do Gestor.
Quando em pleno funcionamento, o SAGU será integrado ao Sistema Moodle (EAD) - o que facilitará aos professores e alunos maior integração entre as aulas presenciais e a distância - e ao Sistema GNUTECA (Biblioteca) – permitindo mais agilidade nos empréstimos aos alunos e melhor gerenciamento do acervo pelos bibliotecários.
Tecnologias Educacionais
A implantação efetiva do SAGU, no IFNMG, coincide com o momento em que o Ministério da Educação efetiva seu programa de modernização da Rede Federal para o uso de Tecnologias Educacionais. O programa tem como objetivo contribuir para a incorporação de tecnologias educacionais à rotina dos docentes, por meio do uso de tablet e computador interativo com solução integrada de lousa digital.
Convergindo com o programa do MEC, a DGTI está providenciando para a próxima semana a entrega do Manual de Utilização do Portal do Professor para cada docente do Instituto, no intuito de possibilitar a integração dessas tecnologias nas práticas educacionais do cotidiano da sala de aula. Um exemplo do que será possível a partir daí é o lançamento, pelo professor, de frequências e avaliações em sala de aula, através dos tablets.
Segundo o diretor da DGTI, professor Danilo Texeira Silva, o uso dessas tecnologias de informação e comunicação implicam novas formas de aprender, ensinar e produzir, que devem ser uma busca constante numa instituição de educação, ciência e tecnologia. Mas ele reconhece, também, que esse uso evidenciará desafios e problemas situacionais dos campi do IFNMG, sendo fundamental reconhecer as potencialidades dessas tecnologias disponíveis, e, ainda, a realidade em que cada campus se encontra inserido.
Acompanhe o desenvolvimento do SAGU no IFNMG no Redmine: http://redmine.ifnmg.edu.br/projects/projetosagu
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