Portal IFNMG - Seminário: ecoturismo - um fator de fortalecimento da economia no vale do Urucuia Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 17h05 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 17h18
imagem sem descrição.

Foi realizado no dia 13 de maio de 2019, no auditório do Instituto Federal Norte de Minas Gerais - Campus Arinos o I Seminário de Ecoturismo – um fator de fortalecimento da economia no Vale do Urucuia. Idealizado pela professora Adriana Santana Veríssimo, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de agregar a formação dos futuros administradores, projetando o mercado e suas potencialidades voltadas para o turismo ecológico na região do Vale do Urucuia, com vistas a destacar a importância de trabalhar o ecoturismo como forma de viabilizar melhora na economia local.

O evento teve como parceria o Sebrae/MG e a Ifjúnior Consultoria Empresarial e contou com a presença de secretários de cultura e turismo dos municípios região, agência Adventure - Turismo de Uruana de Minas, representantes do grupo das bordadeiras, representante do Pedais do Sertão, entre outros. Durante o seminário houve uma mesa dialogada composta pelas autoridades das diversas áreas de atuação presentes, na qual foram levantados importantes aspectos e fatores para fortalecimento da economia no Vale do Urucuia. Após a conversa, ocorreu a palestra que levou o mesmo nome do evento, e teve como ministrante Geilson Andrade - engenheiro agronômico com experiências internacionais.

O seminário envolveu discentes do curso Bacharelado em Administração, Agronomia, Sistemas de Informação e comunidade geral, agregando conhecimento e prática às disciplinas Introdução ao Direito Econômico e Direito Administrativo, na qual os alunos do 7º e 5º período colaboraram para com a realização do seminário. Como produto deste seminário, fica o networking e aprendizado multidisciplinar dos acadêmicos e comunidade presente, bem como à página na rede social Instagram @ecoturismo_vale_do_urucuia na qual consta diversos pontos turísticos da região que será utilizada como um catálogo de pontos turísticos do Vale do Urucuia.

O seminário reafirma as potencialidade da região e abre espaço para que diálogos mais profundo ocorra entre a comunidade e as instituições. O IFNMG – campus Arinos, continua a mostrar a que veio buscando, também, desempenhar seu papel social, por meio de intervenções e dialogo para com os setores a fim de desenvolver a região ao qual estamos inseridos.