Portal IFNMG - Vamos discutir inclusão Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Vamos discutir inclusão

Publicado: Terça, 28 de Janeiro de 2020, 08h57 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 14h17

 Dinâmicas e Atividades

Dinâmica:" das diferenças "

Material:Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento: O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo; e pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir: um monstrinho.
1- Uma cabeça redonda e grande, 
2- Um corpo pequeno e coberto de pêlos,
3- Braços compridos com mãos pequenas e garras grandes,
4- Pernas curtas,
5- Pés grandes e arredondados,
6- Olho no meio da testa,
7- Orelhas pontiagudas,
8- Nariz com narinas quadradas,
9- Boca grande com dentes falhados.

Terminado o desenho foi hora de mostrar os desenhos.

Questionamentos levantados: os monstrinhos ficaram iguais?
Por que não ficaram iguais se todos receberam as mesmas orientações?
Reflexão: O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras. Por sermos únicos, com experiências diferentes, houveram desenhos diferentes e isto acontece também na sala de aula, cada qual entende do seu jeito, tanto nas questões do dia a dia, como também na aprendizagem. Somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar as diferenças uns do outros com empatia e solidariedade.

Dinâmica: Na aula de olhos vendados

Recursos: Vendas para os olhos
Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão: Na sala de aula com olhos vendado
1. Converse com a turma primeiro sobre as dificuldades que uma pessoa cega tem para estar presente em uma sala onde todos conseguem ver.
2. Proponha a eles uma dinâmica, onde será escolhido dois ou três colegas de cada vez, os quais deverão permanecer com os olhos vendados pelo menos durante 15 minutos durante a aula.
3. Explique que não poderão ficar dispersos, pois deverão relatar o que foi dito na aula.
4. Após os 15 minutos, coloque a venda em outro colega para também sentir o mesmo e peça que elas produzam um texto, falando sobre a experiência ao se colocarem no lugar de um deficiente visual.
Essa é uma forma de sentirem por alguns minutos, o que um colega sente em toda sua vida. Poderá promover um aprendizado na prática, de algo que apenas com teoria é bem mais difícil.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página