Portal IFNMG - Portal da Capes Ir direto para menu de acessibilidade.

Portal da Capes

Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2022, 11h23 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2022, 13h13

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

No campus você não precisa usar senha, pois os ips já estão cadastrados, porém se precisar usar em casa ou em outro lugar fora da instituição é necessário entrar pelo CAFe. Provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAFe permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, é possível acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos.

Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos pela CAFe?

O IFNMG Campus Arinos oferece a toda a comunidade acadêmica e escolar duas formas de acesso ao Portal de Periódicos da Capes:

Opção 1: Acessando ao portal utilizando a rede de internet da instituição.

Opção 2: Através do acesso remoto.

O acesso remoto é feito na seção Acesso CAFe. O usuário deve usar a identificação pessoal concedida pela instituição para se autenticar. Utilize o caminho a seguir:

1º) Acessar http://www.periodicos.capes.gov.br
2º) Em "Acesso remoto via CAFe" selecionar Instituição IFNMG e Clicar em "Enviar"
3º) Após redirecionamento de página, entrar com login de email institucional do IFNMG.
4º) Para os Estudantes, o "usuário" para acesso é o número de matrícula do aluno (pode ser obtido junto a Secretaria Escolar do Campus) e a "senha" é o número do CPF (sem pontos e traço).