Portal IFNMG - Alunos do curso de Ciência da Computação participam da II Maratona Mineira de Programação em Itajubá Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2013, 19h57 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2013, 10h02

01

No último sábado, dia 24 de maio, dois times de alunos do curso de Ciência da Computação do IFNMG – Campus Montes Claros competiram na II Maratona Mineira de Programação que aconteceu no campus da UNIFEI na cidade de Itajubá.

A Maratona Mineira de Programação é um evento organizado por Universidades, Faculdades e Institutos Federais do Estado de Minas Gerais e conta com o apoio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e de várias empresas do Estado. Além de promover a integração e troca de experiências entre alunos de computação de Minas Gerais, a competição tem como objetivo a preparação dos times mineiros para participarem da Maratona Brasileira de Programação, que acontece no segundo semestre e é realizada pela SBC com o apoio da Fundação Carlos Chagas e outras empresas.

Apesar de ainda estarem cursando o primeiro período do curso de Ciência da Computação, um time resolveu 4 problemas e outro resolveu 2 problemas dos 12 que foram propostos na competição. Participaram da Maratona os seguintes alunos: Igor Daniel, Jaudir, Lucas, Iago, Pedro e Breno. Os times tiveram como técnico o Prof. Renato Cota.

02

De acordo com os alunos, a experiência foi muito positiva, pois propiciou a eles a oportunidade de conhecerem alunos e professores de várias outras Instituições que já possuem mais experiência, além de conhecer mais sobre a competição e as empresas que apoiam este tipo de evento, conforme relata o aluno Igor Daniel da Costa: "Eu e minha equipe, Alpha, competimos com estudantes de períodos muito mais avançados, porém não foi tão assustador quanto pensamos. Na verdade, foi muito produtivo, pois agora sabemos como nos preparar para as próximas maratonas que virão. Recomendo a todos os estudantes de que gostam de solucionar problemas, que montem suas equipes e participem, porque é uma ótima experiência."

03

Segundo o Prof. Renato Cota, o próximo passo agora é preparar os alunos para a primeira fase da Maratona Brasileira de Programação que acontecerá no dia 14/09/2013, no IFNMG – Campus Montes Claros, visando conquistar uma vaga para disputar a final brasileira que acontecerá na cidade de Uberlândia/MG.