Portal IFNMG - Trabalho dos Professores Flávio Fonseca e Edinei Paiva é selecionado para o Encontro Nacional de Empreendedorismo – SEBRAE 2013 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2013, 21h21 | Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2013, 13h18

Os professores, Flavio Santos Medeiros da Fonseca de Informática e Edinei Canuto Paiva da Física tiveram o trabalho "Software de Apoio ao Estudo da Fisica Experimental – SAEFE", desenvolvido juntamente com a aluna Claudianne Myllene Morais de Almeida, do campus Januária, selecionado entre os 6 projetos de Institutos Federais a serem apresentados no Encontro Nacional de Empreendedorismo – SEBRAE 2013.

O evento ocorrerá entre os dias 27 a 29 de maio de 2013 em Brasília.

O SAEFE possui telas intuitivas e de fácil interação com os atores envolvidos o que permite experimentos relacionados com a Lei de Hooke. Essa lei analisa a deformação da mola ao ser "esticada" por um agente externo e estabelece que a deformação de uma mola é proporcional à força aplicada na mesma.

O software possui um simulador que serve para que os estudantes consigam simular as mais diferentes situações relacionadas com a aplicabilidade da Lei de Hooke. Além disso, usando os dados coletados junto a um dispositivo eletro mecânico desenvolvido para esse fim e os dados suplementares fornecidos pelos usuários, o software permite a realização dos seguintes cálculos: cálculo da força aplicada a uma mola, cálculo da deformação da mola, cálculo da regressão linear, cálculo do coeficiente linear e coeficiente angular, cálculo da correlação linear e cálculo da densidade de um líquido no qual um sólido encontra-se mergulhado. Através dos cálculos gerados pelo sistema e dos dados informados pelo usuário, o sistema gera diversos gráficos que comprovam a teoria da Lei de Hooke. O software ainda permite a visualização das principais equações utilizadas e suas resoluções passo a passo, dando suporte ao aluno quando ele estiver com dificuldade nos cálculos. A partir de informações, como as citadas acima, o sistema poderá contribuir de forma significativa na aprendizagem dos discentes nos conteúdos relacionados com a Lei de Hooke, uma vez que, aplicado como objeto de ensino aprendizagem no ensino experimental da física, o SAEFE possibilita enriquecer as atividades pedagógicas do professor, além de atrair e incentivar o aprendizado do aluno, o que provoca melhorias contínuas no processo de ensino.

01Imagem da interface do software SAEFE

Kit SAEFE