Portal IFNMG - Acadêmicos do IFNMG Campus Januária apresentam trabalho no I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes (ICIED) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 16h57 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 16h57

ICIED

Realizado entre os dias 15 e 17 de agosto na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) no município de Montes Claros, Minas Gerais, o ICIED objetivou "[...] produzir reflexões capazes de apontar alternativas para os problemas que, historicamente, desafiam as instituições que ofertam licenciaturas e se dedicam a formar professores, visa articular o compartilhamento de pesquisas e o desenvolvimento de atividades com foco em temáticas da Diversidade, junto a grupos de pesquisadores". O evento de caráter internacional reuniu "[...] acadêmicos da graduação, pós-graduação e professores da Educação Básica e da Educação Superior de diferentes universidades do país e do exterior, bem como pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa".

ICIED1

O acadêmico Emanuel Arrudas de Macêdo (Imagem 01) do 4º período do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas sob orientação do Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo apresentou o trabalho: Usando o Scratch no Ensino de Programação. Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Professor Onésimo Bastos, no qual realizou-se um curso de introdução à programação usando a plataforma Scratch do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Procurou-se ensinar os conceitos de programação, bem como a lógica usada para o desenvolvimento de jogos e animações.

ICIED2

O acadêmico Isak Paulo de Andrade Ruas (Imagem 02) do 4º período do curso de Licenciatura em Matemática sob orientação do Prof. Dr. Josué Antunes de Macêdo apresentou o trabalho: Os Laboratórios de Informática nas Escolas Públicas do Município de Januária (MG). Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento no município de Januária (MG) sobre o uso de recursos computacionais no ensino de matemática. Com o desenvolvimento desta pesquisa, há a possibilidade que se elabore práticas pedagógicas alternativas que venham a ocasionar resultados positivos para os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de matemática no município de Januária, além de ampliar a formação docente quanto ao emprego de tecnologias nesse processo, principalmente quando se trata do ensino de matemática.

A finalidade deste evento foi "[...] proporcionar a formação continuada aos professores envolvidos, por meio da troca de experiências exitosas com vistas a oportunizar estudos integrados sobre políticas e práticas voltadas para a questão da inclusão escolar na educação básica e superior".

Mais informações estão disponíveis no site do evento: http://cied2018.galoa.com.br/br/node/1386

Trabalho 1: Usando o Scratch no Ensino de Programação

Trabalho 2: Os Laboratórios de Informática nas Escolas Públicas do Município de Januária (MG)