Portal IFNMG - Comunicado à comunidade acadêmica Ir direto para menu de acessibilidade.

Comunicado à comunidade acadêmica

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2016, 13h36 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2016, 13h41

A Direção-Geral do IFNMG Campus Januária foi comunicada a respeito do movimento de ocupação estudantil em suas dependências no dia 11/10/2016, em prol das lutas contra a PEC 241 (Agora PEC 55), o Projeto de Lei intitulado Escola sem Partido e a reforma do ensino médio. No dia 17/10/16, o calendário escolar foi suspenso, uma medida legal, discricionária desta Direção-Geral, pautada na organização institucional. Vários momentos de diálogo foram promovidos entre a Direção do Campus, os alunos envolvidos no movimento, bem como com alunos e os pais em geral, buscando compreender, orientar e traçar os melhores caminhos para a comunidade acadêmica, respeitando as convicções próprias desta gestão, bem como as orientações da Procuradoria Federal do IFNMG.

Na data de 22/11/16, os diálogos com o movimento estudantil indicaram a suspensão do movimento de ocupação. Assim, no 28/11/16 o Campus Januária retornou as suas atividades letivas. A partir da próxima semana serão dados os encaminhamentos para a discussão da recomposição do calendário escolar, contando com a participação dos servidores, movimento estudantil, sindicato, CPPD e CIS-PCCTAE. Pretende-se fazer uma discussão ampla e participativa, buscando uma decisão democrática. Até que o calendário seja recomposto, solicita-se a todos que desempenhem suas atividades com a responsabilidade de sempre, seguindo as diretrizes do calendário de 2016, já em curso.

Os diálogos impetrados por esta Direção objetivaram, durante todo o processo, garantir a integridade de cada membro da comunidade acadêmica e a manutenção de um ambiente de respeito, sem segregação ideológica ou social. É isso o que se espera de cada um de seus membros agora, no convívio diário: que imperem as ações em prol da educação e da nossa instituição, acima de todas as questões. As experiências foram muito positivas na politização de todos. Esse é um ganho imensurável para uma instituição de ensino.

Januária, 29 de novembro de 2016
Cláudio Roberto Ferreira Mont’Alvão