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Trabalho de acadêmico do curso de Ciências Biológicas é premiado em Semana de Produção Científica em Brasília-DF

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 16h06 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2016, 16h17

foto evanilson

O trabalho intitulado Uma Análise do Curso de Licenciatura em Matemática Sob a Ótica dos Acadêmicos Egressos do IFNMG - Campus Januária garantiu ao acadêmico do 8º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG - Campus Januária, Evanylson Lopes de Araújo, o 1º lugar na categoria "Ciências Humanas" da sessão de pôsteres da VI Semana de Produção Científica, durante a cerimônia de premiação do Conecta IF, em sua primeira edição que foi constituída de 20 sub-eventos de arte, ciência, cultura, inclusão, inovação, internacionalização e tecnologia, durante o período de 3 a 7 de outubro de 2016, em Brasília - DF.

O referido trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Joelma de Fátima Mendes Bandeira e tem coautoria do professor Cláudio Wilson dos Santos Pereira, ambos professores do IFNMG - Campus Januária.

A pesquisa trata de elementos da formação de professores, considerando a percepção do sujeito que escolheu um curso de licenciatura como campo de formação profissional e tem por objetivo analisar as concepções do curso de Licenciatura em Matemática do IFNMG - Campus Januária a partir da percepção dos seus acadêmicos egressos.”


Vale salientar que os resultados da pesquisa apresentados na VI Semana de Produção Científica, durante o Conecta IF, são fragmentos de outro trabalho dos pesquisadores: “Uma Análise dos Cursos de Licenciatura sob a Ótica dos Acadêmicos Egressos do IFNMG - Campus Januária.”, trabalho este que também foi premiado (1º lugar na categoria "Ciências Humanas") no V Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, em maio deste ano.

Para Evanilson,  a decisão de  apresentar os resultados individualizados de cada curso de licenciatura visa conscientizar a sociedade e a Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica sobre as especificidades da formação docente nas áreas prioritárias de “ciências e matemática”, uma vez que os Institutos Federais têm por objetivo ofertar licenciaturas com vistas na formação de professores para a educação básica. "Os resultados da nossa pesquisa evidenciam que será preciso altos e urgentes investimentos na profissão docente para que a mesma volte a atrair os olhares dos jovens egressos, salientou o acadêmico".

 

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