Portal IFNMG - Professor e estudantes do Campus Januária concluíram Projeto de Inclusão Digital na Apae Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2016, 15h12 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 15h26

fotoapaiiii

Foi finalizado no dia 16 de dezembro de 2015, o projeto de extensão “INCLUSÃO DIGITAL NA APAE DA CIDADE DE JANUÁRIA: O USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL”, coordenado pelo professor Adriano Antunes Prates e executado pela discente Rayssa Ramos Ferreira  com a colaboração dos discentes Hélio Santana Ribeiro Júnior e Joice Ferreira Passos, todos do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do IFNMG campus Januária.

A iniciativa  teve como objetivo proporcionar aos alunos portadores de necessidades especiais da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Januária, o acesso e a familiarização com ferramentas da Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), motivando-os a se enxergarem como cidadãos da era digital.

No total, foram realizados 06 encontros presenciais, no período de 18/11 à 16/12/2015. Cada encontro tinha duração média de 90 minutos e contava com a presença de cerca de 30 alunos selecionados pela instituição beneficiada. Tanto o translado quanto a estrutura física para a execução do projeto foram de responsabilidade do  campus Januária.

As atividades realizadas durante os encontros buscavam aplicar uma prática pedagógica que estimulasse a independência dos alunos para o correto uso dos recursos tecnológicos, através do uso de aplicações multimídias, jogos interativos e ferramentas de comunicação.

Ao final do curso, pôde-se constatar que o projeto, de fato, contribuiu com aumento da autoestima e do bem-estar dos alunos beneficiados, além do fortalecimento da  relação entre o IFNMG Campus Januária e a comunidade local, na promoção do desenvolvimento sustentável e na formação dos valores humanísticos dos discentes diretamente envolvidos.

projeto1cleiane02