Portal IFNMG - Alunos promovem oficinas de libras com acadêmicos de Pedagogia Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos promovem oficinas de libras com acadêmicos de Pedagogia

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 13h58 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2016, 13h58

A Professora Gabriella Lely Cardoso Martins, juntamente aos alunos do Curso Técnico de Nível Médio de Tradução e Interpretação em Libras/Português do IFNMG – Campus Avançado Janaúba, promoveram nos dias 29/08 e 02/09 oficinas temáticas de Libras na Faculdade Promove de Janaúba com os acadêmicos do 6º período de Pedagogia.

Segundo a legislação vigente, o Poder Público, órgãos da administração pública estadual, municipal do Distrito Federal e empresas privadas devem dispor de, pelo menos, cinco por cento de servidores, funcionários e empregados capacitados para o uso e interpretação da Libras, garantindo assim às pessoas surdas o tratamento diferenciado, por meio do uso e difusão de Libras e da tradução e interpretação.

Objetivando tornar isso realizado, o IFNMG oferece gratuitamente o curso TTI Libras, proporcionando a formação de profissionais capazes de atender às demandas sociais e políticas provocadas pelos diferentes grupos sociais e educacionais, que trabalham diretamente para prover à pessoa surda ou com deficiência auditiva, criando assim melhores oportunidades de desenvolver o seu potencial bio-psico-social, proporcionando-lhe um atendimento adequado, a partir de sua singularidade.

Estas práticas interpretativas fazem parte da grade curricular do curso ofertado pelo IFNMG, cujas aulas ocorrem às terças-feiras no prédio do CAIC às 19 hrs, tendo início em Dezembro de 2015 e com duração prevista de 02 (dois) anos, perfazendo carga horária total de 1.500 horas.

Por se tratar de uma Língua, é necessário promover momentos de interação e aprendizado possibilitando aos alunos uma aquisição maior de vocabulário e posterior desenvoltura comunicativa com os indivíduos surdos.

Texto: Gabriella Lely-Tutora do IFNMG