Portal IFNMG - Seminário proporciona encontro de professores que realizaram curso nos EUA Ir direto para menu de acessibilidade.

Seminário proporciona encontro de professores que realizaram curso nos EUA

Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 17h27 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2016, 17h40
imagem sem descrição.

Professores de inglês da Rede Federal que fizeram curso nos Estados Unidos no início deste ano se encontraram durante o Seminário do Programa Setec-Capes/Nova, realizado em Brasília-DF nos dias 11, 12 e 13 de abril. Entre os participantes, estavam o professor Lauro Sérgio Machado Pereira, do IFNMG-Campus Janaúba, e o professor Gustavo Leal Teixeira, do IFNMG-Campus Januária

Toda a programação do Seminário foi direcionada a partir do tema “Cooperação Brasil-EUA: a experiência da capacitação de professores de inglês da Rede Federal nos Estados Unidos”, que fomentou discussões sobre: agenda de cooperação Brasil-EUA na educação profissional e tecnológica, política de capacitação internacional da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, avaliação da primeira fase do programa, desenvolvimento do plano de trabalho dos professores de inglês da Rede Federal, diagnóstico da atuação dos Institutos Federais no Programa Idiomas sem Fronteiras, bem como os programas informativos, educacionais e culturais do Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Resultados

Segundo Lauro, o evento procurou esclarecer qual é função de vários órgãos, como o MEC, Setec e Capes, em relação aos processos de internacionalização do Institutos Federais.

Ainda foi possível trocar experiências vividas nos EUA e avaliar junto aos outros professores a importância, a dinâmica e o desenvolvimento do curso. “De modo geral, no que se refere à avaliação, os professores consideraram que todo o processo de capacitação foi bastante positivo e útil, contribuindo significativamente para o crescimento profissional. Entretanto, foram feitas algumas críticas ao Programa, as quais servirão para melhorar a implementação para a segunda turma de professores participantes”, destacou Lauro.

Setec

Plano de trabalho

Após o retorno dos EUA, os professores têm até dois meses para apresentar o plano de trabalho definitivo que contemple novas tecnologias, elaboração de materiais didáticos e infraestrutura para o ensino de inglês, bem como atuação nos Núcleos de Línguas, de modo alinhado ao ensino profissional e tecnológico do MEC.

O Seminário contribuiu para que os professores do IFNMG conversassem sobre o assunto, já que eles vão realizar um plano de trabalho em conjunto.

“Decidimos realizar um projeto comum em função da abrangência, de maneira que possamos tecer relações entre nossos professores e conhecermos a realidade de cada campus no âmbito de línguas estrangeiras. Temos muitas ideias em mente”, afirma o professor Gustavo, que adianta que inicialmente faz-se necessária uma pesquisa para avaliar a viabilidade da implantação dos centros de idiomas em cada um dos campus, assim como a criação de um grupo de estudos e discussão entre professores de línguas do IFNMG na tentativa de criar uma identidade o ensino línguas estrangeiras.

Depois de definido o plano de trabalho, os professores deverão desenvolvê-lo e aplicá-lo no prazo mínimo de um ano. Embora seja uma exigência do Programa, os professores estão ansiosos para implantar o plano, tendo em vista as necessidades linguísticas e comunicacionais de alunos, professores e demais servidores. “Hoje faz um mês que retornamos dos EUA. Temos um mês pela frente para entregar o plano de trabalho. Durante o Seminário, tivemos a oportunidade de começarmos a defini-lo, tendo em mente que se entendermos que a Educação Técnica e Tecnológica passa por uma urgência de internacionalização, ou seja, de mobilidade internacional dos nossos alunos, o ensino de inglês, principalmente, necessita ser mais valorizado na prática diária dos campi dos Institutos Federais”, defende Lauro.

Foto 2 Seminário Setec 13 04 2016

Mais bolsas

De 01 de junho a 15 de julho de 2016, estarão abertas as inscrições para que professores de inglês da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica concorram a bolsas de estudo para um curso de até oito semanas nos Estados Unidos. Está prevista a seleção de até 76 docentes, que terão direito aos seguintes benefícios: mensalidade reduzida no valor de US$ 200/mensais, auxílio-deslocamento, seguro-saúde e auxílio referente a alimentação e alojamento. O embarque para os EUA ocorrerá a partir de janeiro de 2017. Embora as inscrições comecem daqui a seis semanas, os candidatos já podem preparar a documentação.

Leia mais em:

Professores de inglês do IFNMG já podem organizar documentação para concorrer a bolsas de estudo para curso nos Estados Unidos