Portal IFNMG - Educação a Distância do IFNMG apresenta novas possibilidades de formação para a região do Alto Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 18h16 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2017, 14h27

Estiveram reunidos na manhã dessa quinta-feira, 09/03, no Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) – Campus Diamantina, o diretor geral do Centro em Formação e Referência em Educação a Distância (CEAD), professor Antônio Carlos Martins; o diretor do IFNMG - Campus Diamantina, professor Junio Jáber e os prefeitos da Associação de Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE).

Antônio Carlos Martins, diretor geral do CEAD/IFNMG; Junio Jáber diretor do IFNMG - Campus Diamantina; Lauro de Oliveira, prefeito de Presidente Kubiitscheck; Gonçalo Valdivino Pereira (Teco), prefeito de Datas e Luiz Fernando, prefeito de Itamarandiba e presidente da Associação de Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE).

A pauta do encontro foi a apresentação aos prefeitos das possibilidades de formação por meio da tecnologia em Educação a Distância. “Existe um leque de oportunidades. Desde 2014, quando iniciamos as atividades do CEAD/IFNMG estamos oportunizando de forma gratuita a formação de milhares de pessoas, em cursos técnicos e graduações tecnológicas, idiomas e formação de professores. O EaD aponta novas perspectivas de inclusão social, quebrando paradigmas e rompendo distâncias físicas. Mas, vale ressaltar que, a oferta de cursos em municípios onde o CEAD/IFNMG não possui polo, só é possível, graças as parcerias com as prefeituras, principalmente, para a oferta dos cursos rápidos de preparação para o mercado de trabalho pelo PRONATEC Bolsa Formação”, explicou o diretor do CEAD/IFNMG.

Luiz Fernando, prefeito de Itamarandiba e presidente da AMAJE, afirmou que “além de levantamento e estudo da demanda por formação na região vai encaminhar, em nome dos prefeitos da AMAJE, um ofício solicitando ao Ministério da Educação o financiamento e abertura de novos cursos à distância, na área de abrangência da AMAJE, com a gestão do IFNMG.

Para o diretor do IFNMG – Campus Diamantina, Junio Jáber, “a aproximação do Instituto com os prefeitos da região revela o amadurecimento das relações políticas e institucionais e o fortalecimento da educação pública”, ressaltou.

Participaram do encontro, representantes e prefeitos dos municípios de: Carbonita, Capelinha, Datas, Diamantina, Itamarandiba, Turmalina, José Raidan, Gouveia, Couto Magalhães, Minas Novas e Presidente Kubitscheck.

EaD no Vale

Capacitação do I Encontro de Gestores, Coordenadores e Tutores da Área de Abrangência do IFNMG - Campus Diamantina.

Simultaneamente a reunião com os prefeitos da região, aconteceu o “I Encontro de Gestores, Coordenadores e Tutores da Área de Abrangência do IFNMG - Campus Diamantina”, com o tema; "Formação e Competências Docentes em Ead: Desafios e Perspectivas". O objetivo do encontro foi oportunizar espaços de discussão e reflexão sobre a importância do trabalho articulado no ensino EAD, em especial o papel e as atribuições dos tutores presenciais e on-line, de modo a proporcionar conhecimentos pedagógicos e institucionais, contribuindo em sua formação continuada e na qualificação de suas atividades. Cerca de 80 pessoas participaram do encontro.

Equipe do IFNMG, representantes e prefeitos dos municípios de: Carbonita, Datas, Diamantina, Itamarandiba, Turmalina, José Raidan, Gouveia, Couto Magalhães, Minas e Presidente Kubiitscheck.