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Aqui tem mão na massa!

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 08h57 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 11h34

  Os alunos do 3º ano do Curso de Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio colocaram literalmente a mão na massa hoje durante as aulas de restauração ecológica, realizada pelo professor, engenheiro florestal, Juvenal Martins Gomes. 

  A aula prática foi realizada no laboratório de Química, com apoio da técnica Elisabeth Gomes Uchôas, para a confecção de “bolotas”. Foram confeccionadas aproximadamente 700 bolotas, com três espécies nativas regionais (Aroeira - Myracrodruon urundeuva; Acari - Peltophorum dubium e Espinheiro Preto - Acacia poliphera ).
A técnica de bolas de sementes de argila, projetada e desenvolvida pelo japonês Masanobu Fukuoka - um agricultor mestre, ela permite a restauração dos solos e da vegetação, com a criação de melhores condições para a germinação e o desenvolvimento das sementes e futuras árvores com base em uma simples bola de barro misturado com sementes.

 Além do aprendizado prático, associado ao conhecimento teórico, o ato de encapsular sementes em argila tem um alto valor simbólico: o enorme poder da ecologia, simples social, a capacidade de criar vida como parte da responsabilidade de deixar aos nossos descendentes um planeta habitável contra o desafio incontornável dos tempos. Outra vantagem adicional é que para o processamento com as nossas próprias mãos, lidar com o barro, misturando o aroma de terra, com sementes, adubo, húmus, nutrientes e água fortalece o contato com a terra e a natureza. 

  Mais informações podem ser vistas no documento  triskeldagi.com/ManualBolasSementes.pdf.
  Esse projeto está associado a um projeto de pesquisa que tem como objetivo avaliar o potencial das espécies regionais nativas, colaborando para o maior conhecimento sobre os processos de restauração das áreas degradadas aqui na região. 

Agradecemos a todos os alunos, à técnica de laboratório e à Shelda Fonseca Gomes, bolsista do projeto!

 

 

 

 

 

 

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