Portal IFNMG - Servidores e alunos de cursos superiores devem responder questionário de autoavaliação do IFNMG de 12 de dezembro a 31 de janeiro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 10h11 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 11h05

Servidores técnicos-administrativos das unidades do IFNMG que possuem cursos superiores, docentes efetivos que atuam nos cursos superiores e todos os discentes do ensino superior poderão contribuir com a melhoria do Instituto respondendo ao questionário de Autoavaliação Institucional, que, neste ano, avaliará a dimensão “Infraestrutura”.

Servidores e estudantes receberão no e-mail institucional o código para acesso ao questionário online de seu segmento. O período para participação será de 12 de dezembro a 31 de janeiro de 2023.

A autoavaliação é um diagnóstico das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão do IFNMG para subsidiar no planejamento e na definição de políticas que visem à melhoria do desempenho institucional. O procedimento, que ajuda na identificação de problemas, deficiências, críticas e sugestões, é uma das etapas previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A coleta e tratamento dos dados é realizado pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) do IFNMG e pelas subcomissões das unidades que possuem cursos superiores: os Campi Araçuaí, Almenara, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni, além do CEAD.

Alteração do projeto

Ao focar na dimensão “Infraestrutura”, o IFNMG introduz uma novidade no seu processo de auto-avaliação e inicia um ciclo de três anos: em 2023, o foco será “Planejamento e Avaliação e Políticas Acadêmicas”; em 2024, último ano do ciclo, a auto-avaliação contemplará “Desenvolvimento Institucional e Políticas de Gestão”. Antes, todas as dimensões eram avaliadas conjuntamente, a cada ano.

A alteração no projeto de auto-avaliação foi possível a partir da 1ª Capacitação da CPA – IFNMG, evento aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro deste ano e contou com participação dos presidentes das subcomissões dos campi e CEAD, além da Diretoria de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino. A programação fez parte do projeto de Inovação na Avaliação Institucional, coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional do IFNMG.

O curso foi ministrado pelo professor Assis Leão da Silva, do Instituto Federal de Pernambuco, que abordou desde as origens e as concepções teóricas até as configurações metodológicas e os aspectos práticos da Avaliação Institucional, instrumento muito importante para a regulação e a melhoria da oferta de cursos.

Além da adoção do ciclo avaliativo de três anos, outra novidade aprovada pela CPA no evento foi a proposta de ampliação da autoavaliação para todos os níveis e modalidades de ensino. Essa ampliação vai acontecer a partir de 2023.

cpa capacitacao site

Capacitação foi realizada em setembro na Reitoria do IFNMG