Portal IFNMG - IFNMG/ Campus Araçuaí participa do Encontro de Mulheres Apicultoras do Semiárido Mineiro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 10h30 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2022, 10h49

Nos dias 10 e 11 de outubro aconteceu o Encontro de Mulheres Apicultoras do Semiárido Mineiro, na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), em Montes Claros, por meio da iniciativa da turma de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Neste, foi abordado a importância do papel da mulher na apicultura e foram apresentadas pesquisas sobre a cadeia produtiva apícola que vem sendo realizadas pelos estudantes da pós-graduação da UFVJM Diamantina e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Araçuaí.

Representando o grupo de pesquisa VALE BEE do IFNMG campus Araçuaí, as bolsistas Brenda Maria e Hérica Oliveira do 10° período de Engenharia Agrícola e Ambiental apresentaram os projetos de pesquisas sobre o fortalecimento da apicultura e Meliponicultura no Vale do Jequitinhonha, que estão em desenvolvimento pela equipe. Sendo estes:
- Diagnóstico sobre o Potencial da Indicação Geográfica do Mel Jequitinhonha;
- Estratégias para promoção da apicultura orgânica no Vale do Jequitinhonha,
- Estratégias para promoção da Meliponicultura;
- Girls- Honey;
- Honeem.

O Vale do Jequitinhonha é uma região com grande potencial apícola por possuir clima, vegetação e topografia favoráveis à apicultura.

Na região se destaca o mel da florada de aroeira, que se destaca em sua comercialização. Além disso, estudos sobre o mel de aroeira do Norte de Minas Gerais, foram realizados por pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, liderados pela Dra. Esther Bastos.
  Segundo os pesquisadores, o mel de aroeira tem atividade antibiótica contra a bactéria Helicobacter pylori, responsável por problemas estomacais como: gastrite, úlceras e câncer de estômago; por isso este mel, tem potencial para ser usado no desenvolvimento de medicamentos e no tratamento dessas doenças. Além de ser importante na saúde humana, o mel vem ganhando espaço na culinária.

Confira algumas imagens do evento:

WhatsApp Image 2022 10 13 at 08.44.03

WhatsApp Image 2022 10 13 at 08.44.04