Portal IFNMG - CEMIG promove debate sobre arborização urbana no IFNMG - Câmpus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

CEMIG promove debate sobre arborização urbana no IFNMG - Câmpus Araçuaí

Publicado: Terça, 26 de Maio de 2015, 15h32 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2015, 20h04

Cemig 1

Nos dias 20 e 21 de maio, o Câmpus Araçuaí recebeu o V Circuito CEMIG de Arborização Urbana, evento estratégico que visa discutir as boas práticas de arboricultura em diversas cidades do estado. Além dos funcionários da CEMIG, profissionais de diversas instituições, como prefeituras, Associação Mineira de Municípios e do IFNMG apresentaram palestras sobre a gestão da arborização urbana em Araçuaí, critérios para poda de árvores, avaliação de riscos, planejamento urbano e captação de recursos para projetos de arborização.

Também foram ministrados os minicursos “Sanidade de árvores e avaliação de riscos de queda”, “Técnicas de poda e plantio de mudas” e “Taxonomia e identificação de espécies para arborização urbana”, os quais constituíram uma grande oportunidade para a capacitação dos profissionais que lidam diretamente com a arborização nos municípios da região, além de proporcionar aos alunos do IFNMG - Câmpus Araçuaí um momento de aprendizado e contato com estes profissionais.

Cemig alunos

Através desta aproximação entre o IFNMG e a CEMIG, foi dado início a uma parceria que poderá resultar na produção de mudas de alta qualidade no câmpus, com propósito de atender à demanda regional e também ao próprio Instituto, além de possibilitar a realização de projetos de pesquisa no que tange às técnicas de produção de mudas.

Sobre o Circuito

O Circuito reúne palestrantes do setor de arborização que abordam temas como gestão da arborização urbana, procedimentos e adequação da arborização urbana aos instrumentos públicos, arborização no contexto do planejamento urbano, entre outros. Além disso, os participantes tem a oportunidade de conhecer, de forma prática, técnicas de plantio e podas de árvores, de identificação de espécies para arborizaçãoe de avaliação de sanidade de árvores e de riscos de queda.

Cemig 3

Envolvendo profissionais da CEMIG, prefeituras locais, estudantes universitários, organizações não governamentais e órgãos públicos ligados à gestão ambiental, o Circuito traz a oportunidade de apresentação e discussão das boas práticas e procedimentos de planejamento das árvores no meio urbano. “Funciona como uma troca de experiências, em que a CEMIG apresenta e discute seus programas de manejo de vegetação e as administrações municipais apresentam e discutem programas na área de manejo de arborização urbana. Além disso, constitui espaço para a apresentação de trabalhos científicos voltados para o desenvolvimento de técnicas adequadas ao plantio e a convivência urbana”, afirma Pedro Mendes, engenheiro de meio ambiente da CEMIG.

Para visualizar mais fotos do evento, clique aqui.