Portal IFNMG - Alunas do IFNMG – Câmpus Araçuaí participam do XII Congresso Nacional de Meio Ambiente em Poços de Caldas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunas do IFNMG – Câmpus Araçuaí participam do XII Congresso Nacional de Meio Ambiente em Poços de Caldas

Publicado: Terça, 26 de Maio de 2015, 11h40 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2015, 20h08

 

Congresso Meio Ambiente 1

Aconteceu entre os dias 20 a 22 de maio de 2015, o XII Congresso Nacional de Meio Ambiente na cidade de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais. A temática abordada pelo congresso foi a crise hídrica e energética que atualmente é uma preocupação nacional e mundial.

Durantes os dias do evento, foram ofertados aos congressistas, palestras, minicursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos na forma oral e pôsteres.

As alunas Elizabeth de Cássia Esteves Gomes e Soraia Luiz Silva, acadêmicas do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, orientadas do professor Dr. Natalino Martins Gomes, participaram ativamente do evento. Além de apresentarem o artigo científico na forma de resumo completo intitulado “Caracterização dos sistemas produtivos e comercialização dos produtos da agricultura familiar na Feira de Livre de Araçuaí – MG”, fizeram minicursos relacionados à pericia ambiental e produção de fibras naturais.

Congresso Meio Ambiente 2

A acadêmica Elizabeth citou que “o minicurso de perícia ambiental complementou os conhecimentos da disciplina "Legislação Ambiental", ofertada no 5° período do curso”. Ainda de acordo com a congressista, o minicurso abordou os mecanismos de uma perícia, ou seja, as atribuições de um perito ambiental, o processo de sua escolha e nomeação, as responsabilidades técnicas do perito, a formação necessária para atuação como perito, bem como os custos relativos a uma perícia ambiental.

Já o minicurso sobre fibras têxteis naturais, abordou as diversas classificações de fibras naturais vegetais e animais. A congressista Soraia relacionou a abordagem do minicurso com a cidade de Araçuaí e o seu potencial de produção de fibras vegetais naturais, principalmente pelos agricultores familiares. A congressista enfatiza ainda que o clima regional possibilita a produção de diversas culturas como juta, sisal, bambu, bucha, algodão colorido, dentre outras. Também relatou o potencial de produção e fibras de origem animal, como lã de carneiro, cabra caxemira, coelho angorá e bicho da seda.

Conforme relataram as acadêmicas, a participação no congresso possibilitou uma complementação dos conhecimentos ofertados pelo, pois foi um ambiente holístico, multi e interdisciplinar. Abordou temática atual e as políticas públicas voltadas para os recursos hídricos e a crise energética, o que tem reflexos na conservação e preservação dos recursos naturais, uma das principais forma de atuação do gestor ambiental.

Congresso Meio Ambiente 3

Para visualizar mais fotos do evento, clique aqui.

Fim do conteúdo da página