Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG - Câmpus Araçuaí apresentam trabalhos no IV Seminário de Iniciação Científica em Arinos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFNMG - Câmpus Araçuaí apresentam trabalhos no IV Seminário de Iniciação Científica em Arinos

Publicado: Terça, 05 de Maio de 2015, 08h12 | Última atualização em Terça, 05 de Maio de 2015, 08h12

No período de 28 a 30 de abril, um total 10 alunos dos cursos técnicos e superiores do IFNMG - Câmpus Araçuaí apresentaram trabalhos de Iniciação Científica em seminário na cidade de Arinos.

A1

O Coordenador de Pesquisa, Profº. Magno Barbosa, que acompanhou a turma, juntamente com o Diretor-Geral Aécio Oliveira de Miranda e os Professores Edi de Freitas e Marcelo West, destacaram a importância desse momento, argumentando que “O Seminário de Iniciação Científica (SIC) é um dos principais eventos da rede IFNMG na área da pesquisa, constituindo-se de um momento em que o orientador e o estudante têm a oportunidade de apresentar para um público muito grande os resultados de seus trabalhos investigativos. Isso demonstra a preocupação que o Câmpus Araçuaí tem não só com a produção do conhecimento, mas com a necessidade desse conhecimento ganhar espaço lá fora e de incorporar novos conhecimentos pela troca de experiências. Essa integração acrescenta muito na vida e no conhecimento dos estudantes que participaram do evento e motivam outros alunos para a área da pesquisa”.

Os trabalhos apresentados trataram de diversos temas: ambiental; administração; informática; robótica e história. Esses trabalhos vêm sendo desenvolvidos na instituição e são apresentados na forma de Pôsteres, contendo resumos dos seus principais resultados.

A3

O trabalho “Simples Nacional: vantagens e desvantagens para a comunidade empresarial”, apresentado pelos acadêmicos Sandro, Gleiciane e Jéssica, aborda um tema de extrema importância para o setor empresarial, evidenciando a preferência sobre a pesquisa aplicada no câmpus. O trabalho foi orientado pelo Professor Sumerly Júnior e foi apresentado por estudantes do curso Bacharelado em Administração.

Na área tecnológica, foi apresentado um estudo intitulado “Implementação de um ambiente dinâmico de robótica educacional: investigação de uma proposta interdisciplinar”, pesquisa apresentada pelas estudantes do curso Técnico Integrado em Informática: Ana Luíza, Gabriela, Ramona e Yanne. A pesquisa tecnológica vem sendo desenvolvida no Câmpus Araçuaí desde 2012 com a orientação dos Professores Jeancarlo Campos Leão, Marcelo West, Magno Barbosa e Fernando Marcos.

O projeto apresenta resultados impressionantes como criação de um irrigador automatizado, montagem de um robô de trilha autônomo, premiação em Olimpíada Brasileira de Robótica, oficinas e minicursos de robótica. Ainda na área tecnológica foi apresentado o estudo “Uma aplicação de sistemas da gestão da aprendizagem como à apoio a gestão da informação: estudo de caso em entidades filantrópicas”. Trata-se de um trabalho de Iniciação Cientifica, orientado pelo professor Jeancarloe que está baseado na construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), aplicado a entidades que lidam com crianças e jovens carentes da cidade de Itinga (MG).

O trabalho “Educação ambiental e formação de docentes: um estudo de caso”, desenvolvido pelo acadêmico Roberto Sander, orientado pela Professora Carla Silva, se ocupou de investigar a inserção da temática ambiental na escola pública de Santana do Araçuaí. Aluno do curso superior em Gestão Ambiental, Sander compreende que essa é uma grande oportunidade de conhecer como os educadores lidam com a temática ambiental, tão importante nos dias atuais.

Com o título “Darcy Ribeiro: A trajetória política de um 'intelectual de esquerda'”, o aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente, João Victor, orientado pelo Professor Edi de Freitas, traça uma análise investigatória dos feitos políticos deste personagem. A pesquisa visa compreender o aprofundamento na participação política de Darcy Ribeiro no cenário político e de alguns elementos da política latino-americana das décadas de 1950 a 1970.

Pela diversidade e profundidade dos temas apresentados no evento podemos assegurar que o IFNMG - Câmpus Araçuaí, mais do que um ambiente de ensino, é um espaço da produção do conhecimento, por meio da pesquisa e da disseminação desses resultados, fazendo com que esses estudos se revertam em benefício à comunidade. Vale lembrar que a equipe participante é apenas uma parte de um grande contingente de estudantes que estão envolvidos com a atividade de pesquisa no câmpus. Nesse sentido, um dos nossos pleitos é que, em breve, possamos ter a realização desse brilhante evento no Câmpus Araçuaí, onde será possível contar com uma participação mais efetiva da comunidade local.

Texto: Bernardo Vieira.

Fim do conteúdo da página