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15 ANOS IFNMG - A educação profissional e tecnológica realiza sonhos, transforma vidas e promove desenvolvimento econômico e social

Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 21h58 | Última atualização em Sábado, 30 de Dezembro de 2023, 02h11
Esta reportagem especial foi elaborada pela servidora Andreia Pereira, jornalista no Departamento de Comunicação do IFNMG, em função da data de criação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) por meio da lei nº 11.892, sancionada em 29 de dezembro de 2008. Aproveite os últimos momentos de 2023 para conhecer, se emocionar e celebrar os 15 anos de uma longa história que só está começando. Boa leitura! 
 
Abertura da Reportagem 15 anos
O IFNMG oferta cursos técnicos de nível médio (nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio); presenciais e a distância; cursos técnicos do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA); cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC);
cursos superiores (tecnologia, bacharelado e licenciatura); e pós-graduação (lato e stricto sensu)

 

“O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais abriu portas, abriu caminhos para que eu pudesse estar hoje em lugares que eu nunca imaginei. O IFNMG me fez entender qual é o meu lugar como mulher preta e quilombola. Me fez entender que a área da Engenharia e lugares como a Universidade de São Paulo, a USP, uma das melhores da América Latina e do mundo também são lugares que me cabem”.

A declaração é da estudante, de 22 anos, Mariluce Pereira de Jesus, que nasceu em Virgem da Lapa, uma cidade com aproximadamente 11 mil pessoas e que fica a uma distância de 36 km do Campus do IFNMG em Araçuaí, onde ela fez, de 2017 a 2019, o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Mariluce se tornou a primeira quilombola virgolapense a ingressar na USP. Ela terminando o curso de Engenharia Elétrica e apenas começando uma jornada que lhe garantirá ainda mais sucesso e muitas novas grandes conquistas.

Mariluce USPMariluce Pereira estudou no IFNMG e se tornou a primeira quilombola de Virgem da Lapa (MG) a ingressar na USP

A trajetória de Mariluce é um presente que marca a data de 29 de dezembro, dia em que foi sancionada - no ano de 2008 - a lei nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada por 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II. Clique aqui e conheça o Portal da Rede Federal.

Com a criação dos Institutos Federais, iniciava-se um novo e desafiador capítulo que visava promover a ampliação, a interiorização e a diversificação da educação profissional e tecnológica no país. Essa era a nova configuração da educação pública em todo o território nacional. Hoje, completando 15 anos de atuação, os Institutos Federais são, de fato, a cara do Brasil.

Reitora JoaquinaA reitora do IFNMG, Joaquina Nobre, reforça que o Instituto é o lugar da diversidade, da pluralidade e da inclusão

O IFNMG nas Gerais: essa história é nossa

À frente da atual gestão do IFNMG, Joaquina Nobre, que inclusive foi uma das três diretoras-gerais de campus e a primeira reitora ao longo desses 15 anos, confirma que o Instituto é o lugar da diversidade, da pluralidade e da inclusão. “No IFNMG, cabem os 23 mil estudantes matriculados, os 1.584 servidores e os quase 3 milhões de pessoas que moram na nossa área de abrangência. Nossas portas estão abertas e lutamos para que mais caminhos sejam abertos por meio do ensino, da pesquisa e de ações e políticas extensionistas, porque o IFNMG é e tem que ser a cara da nossa região”, argumenta a reitora.

Seguindo esse propósito, nas bandas deste sertão das Gerais, o Instituto está escrevendo uma história à parte. Presente em quase metade do território mineiro, o IFNMG abrange as regiões do Norte e Noroeste de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri com 11 campi, nas cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni. 


“    No IFNMG, cabem os 23 mil estudantes matriculados, os 1.584 servidores e os quase 3 milhões de pessoas que moram na nossa área de abrangência. Nossas portas estão abertas e lutamos para que mais caminhos sejam abertos por meio do ensino, da pesquisa e de ações e políticas extensionistas, porque o IFNMG é e tem que ser a cara da nossa região
Joaquina Nobre, reitora do IFNMG


Marlon MendesO presidente da Associação Comercial e Empresarial de Arinos (ACE) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marlon Mendes, relembrou os impactos positivos do IFNMG em Arinos no cenário econômico e social

Também integram o Instituto o órgão executivo de administração central, que é a Reitoria - situada em Montes Claros - e o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead). Mais de 100 polos de educação a distância ampliam o alcance do IFNMG, extrapolando sua área de abrangência, já que muitos estudantes são provenientes de regiões adjacentes, como o Sul da Bahia, e até mesmo de outros estados do Brasil.

O pesquisador Elias Rodrigues de Oliveira-Filho, diretor-geral do IFNMG-Campus Arinos, é autor de estudos que confirmam o alcance e a importância do IFNMG no processo de desenvolvimento regional. No artigo “Educação e Desenvolvimento Regional - Perspectivas de uma Instituição Federal de Ensino no Noroeste de Minas Gerais”, publicado na Revista Multifaces, o diretor salienta que o Instituto, “desde a sua implantação, tem favorecido o desenvolvimento socioeconômico em Arinos e em outros municípios de Minas Gerais e Goiás”.

Na pesquisa, o autor ainda destaca que os Institutos Federais “valorizam a educação como processo de desenvolvimento do cidadão, para que seja atuante na construção de uma nação soberana e democrática, o que, por sua vez, pressupõe reduzir as desigualdades estruturais em determinadas regiões do país”.

A egressa do IFNMG Mariluce Pereira, atualmente estudante de engenharia elétrica na USP, confirma, a partir da própria experiência, o papel e a potência dos Institutos Federais. “O melhor momento da minha vida acadêmica foi no IFNMG, que representa um projeto de avanço e desenvolvimento do país fundamentado na educação. Isso porque o Instituto oferece uma rede de apoio muito bem estruturada, que dá a oportunidade, que democratiza a informação, democratiza o acesso a um ensino de qualidade, à informação, à tecnologia. Tudo isso revoluciona a educação brasileira,colocando-a em um nível sem precedentes. Porque tudo o que você aprende ali você leva para o mundo. Você é transformado e transforma as pessoas em sua volta”, analisa a universitária.

Quem já viu os efeitos que a presença do IFNMG causa na sociedade sabe o que significa essa transformação. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Arinos (ACE) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marlon Mendes Marim, observou os impactos do Instituto desde a implantação do Campus, em 2009. Ele conta que muitos jovens saiam de Arinos para estudar fora, mas que essa realidade começou a mudar depois que o IFNMG se instalou na cidade.

Proprietário de um supermercado, Marlon Mendes também destaca o impacto do Instituto para o cenário econômico e social da região. “Em relação ao comércio local, a instalação do IFNMG em Arinos foi de extrema importância na parte econômica. Foi notável o quanto o Instituto agregou em prol do crescimento e do desenvolvimento, já que houve diversos investimentos na cidade, a fim de receber as demandas decorrentes da implantação de uma instituição de ensino federal, que trazia consigo estudantes, professores e outros servidores. Houve aumento na procura por casas e na movimentação do comércio em geral, o que contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da cidade. E quanto mais o Instituto Federal cresce, mais a nossa cidade também se desenvolve e evolui. É motivo de orgulho para nós, como arinenses, termos a megaestrutura do IFNMG como um dos cartões postais da nossa cidade”, frisa Marlon Mendes.


“     O melhor momento da minha vida acadêmica foi no IFNMG, que representa um projeto de avanço e desenvolvimento do país fundamentado na educação. Isso porque o Instituto oferece uma rede de apoio muito bem estruturada, que dá a oportunidade, que democratiza a informação, democratiza o acesso a um ensino de qualidade, à informação, à tecnologia. Tudo isso revoluciona a educação brasileira,colocando-a em um nível sem precedentes.
Porque tudo o que você aprende ali você leva para o mundo.
Você é transformado e transforma as pessoas em sua volta

Mariluce Pereira de Jesus, egressa do IFNMG


Números, políticas e ações: 15 anos de progresso e consolidação do IFNMG

Tão poderoso quanto as declarações de quem é testemunha da potência dos resultados do IFNMG são os números. Nesses 15 anos de oferta de educação pública em diversos níveis e modalidades, associada à pesquisa e à extensão, passaram pelo IFNMG mais de 50 mil estudantes que se formaram em pelo menos um dos 365 cursos, todos gratuitos. Os dados são provenientes dos relatórios de gestão do IFNMG e da Plataforma Nilo Peçanha (PNP).

ifnmgO IFNMG está presente em quase metade do território mineiro, abrangendo as regiões do Norte e Noroeste de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri com 11 campi, nas cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni
 

No campo da pesquisa, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) informou que os números aproximados registram que: três mil projetos de pesquisa foram desenvolvidos; 40 projetos cooperativos entre o IFNMG e o setor produtivo foram realizados; 2.624 bolsas de iniciação científica e tecnológica foram ofertadas a estudantes por meio de fomento próprio, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

No que se refere às políticas de extensão e cultura, articuladas ao ensino e à pesquisa e em interação com o mundo do trabalho, a sociedade civil organizada e as comunidades em geral, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) também apresenta números aproximados potentes: são 2.362 projetos executados, 2.896 bolsas ofertadas a estudantes e 388 bolsas ofertadas a servidores.

Para além de tudo o que pode ser quantificado no percurso do IFNMG, nestes 15 anos o Instituto celebra, especialmente, uma conquista que só pode ser sentida: ser uma ponte para que as pessoas possam resgatar e concretizar sonhos, muitas vezes perdidos ao caminhar por estradas áridas de oportunidades.

“Os obstáculos, apesar de não serem intransponíveis, ainda são visíveis no percurso histórico e no contexto geográfico da área de abrangência em que o IFNMG está inserido. Por isso, seguimos comprometidos com a luta pela defesa da educação pública e de qualidade nas regiões Norte e Noroeste de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri, a fim de que nos próximos 15 anos possamos comemorar números cada vez mais elevados e que representem o desenvolvimento econômico e social no dia a dia de cada família da nossa área de abrangência”, defende a reitora do Instituto, Joaquina Nobre.

 ifnmg 2Nesses 15 anos de oferta de educação pública em diversos níveis e modalidades, associada à pesquisa e à extensão, passaram pelo IFNMG mais de 50 mil estudantes que se formaram em pelo menos um dos 365 cursos, todos gratuitos. Os dados são provenientes dos relatórios de gestão do IFNMG e da Plataforma Nilo Peçanha (PNP)

 
Decreto Rede Federal 1909O Decreto nº 7.566/ 1909 marca o início do ensino profissionalizante na então chamada República dos Estados Unidos do Brasil. Nas capitais do país, foram criadas 19 escolas de aprendizes e artífices. Clique aqui para acessar a íntegra do decreto. Clique aqui ou na imagem e acesse a capa ampliada

Rememorar o passado para celebrar o presente: um passeio pela nossa longa história

Para contarmos toda a história do IFNMG hoje, é preciso regressar aos tempos do Brasil na Primeira República (1889-1930). Caracterizada por uma economia agrária, incluindo exportação de café, e pelo desenvolvimento da indústria, o país demandava a formação de mão de obra capacitada para atender aos anseios de mercado. Para se ter uma ideia, no ano de 1910, a população brasileira era de 23.151.669 (vinte e três milhões e cento e cinquenta e um mil e seiscentos e sessenta e nove) de habitantes. Desse total, quase 70% viviam no campo.

Muitas pessoas agiram, lutaram e não deixaram de acreditar no poder transformador da educação em prol do progresso e do desenvolvimento socioeconômico, a fim de tornar possível a oferta de meios para que a população aprimorasse a capacidade e tivesse acesso a oportunidades para conquistar sonhos, realizar projetos e usufruir de um bem-estar econômico e social. Para além da necessidade de incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional, até que fosse alcançada uma compreensão ampla da importância da educação e do seu papel crítico na formação do cidadão, houve entendimentos que tiveram que ser revistos.

Por exemplo, o presidente da República Nilo Peçanha, que instituiu o sistema federal de ensino profissionalizante e criou as Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs), em 1909, objetivava com a iniciativa preparar os jovens para serem úteis ao país. Por isso, as EAAs delimitavam a oferta gratuita de uma formação técnica e profissionalização para a indústria e o setor agrícola. Essa finalidade explica, inclusive, o fato de tais escolas terem sido gerenciadas pelo Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, e não pelo Ministério da Educação. O início desse sistema federal de ensino profissionalizante remete a um momento histórico em que o Brasil, que não era mais uma monarquia, havia abolido o sistema escravocrata.

Nas EAAs eram ofertados cursos práticos, por meio de oficinas de trabalho manual ou de mecânica que fossem mais úteis ao estado onde elas funcionavam. Em Minas Gerais, na capital Belo Horizonte, foi inaugurada, no dia 8 de setembro de 1910, na Av. Afonso Pena, a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais. Oficinas de ferraria, marcenaria, carpintaria, ourivesaria e sapataria eram ofertadas pela EAA de Minas Gerais. Leia o artigo “‘A incorporação do proletariado à sociedade moderna’: a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910-1941)” para saber mais.

E o IFNMG?

Plano de Expansao Mapa da Expansão. Clique aqui ou na imagem para conhecer o histórico e o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação (Fonte: Reprodução Rede Federal)

 

Os avanços e a modernização em prol do setor agrário e da indústria alcançaram o sertão, no mesmo ritmo que o ensino também foi se transformando e se modernizando. O IFNMG surgiu a partir desse movimento, como resultado da integração das originárias Escolas Agrícolas de Salinas e de Januária, as quais tiveram suas denominações modificadas diversas vezes pela legislação federal. Assim, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária (CEFET-Januária) e Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAF-Salinas) foram as últimas designações, antes da integração para conceber o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Clique aqui e conheça o histórico de nomes que as Escolas Agrícolas de Salinas e de Januária receberam até ser criado o IFNMGO documento é parte do Relatório de Gestão do ano de 2021

Em 2007, com a execução do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, o, então, CEFET-Januária é contemplado com a implantação e administração de Unidades de Ensino Descentralizadas (UNED) em Arinos, Almenara e Pirapora. No ano seguinte, CEFET-Januária e suas UNED, EAF-Salinas e mais duas UNED, em Araçuaí e Montes Claros – as quais foram construídas, inicialmente, pelo CEFET-Rio Pomba e pelo CEFET-MG, respectivamente –, constituíram o IFNMG, como uma das 41 instituições componentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), instituída por meio da lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Em todo o Brasil, são 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois CEFET e o Colégio Pedro II. Juntos, são contabilizadas 631 unidades em todas as regiões do país.

IF 15 anos
O IFNMG possui uma proposta integradora de atividades de ensino, pesquisa e extensão e de aprimoramento constante das ações de empreendedorismo, inovação e gestão
 

Vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o IFNMG é regulado pela legislação federal pertinente, por seu Estatuto, Regimento Geral, Regimento Interno da Reitoria e Regimento Interno dos Campi. Esses documentos regulatórios institucionais, que disciplinam a organização, as competências, as atribuições dos dirigentes e o funcionamento da Instituição, estão disponíveis para acesso no Portal do IFNMG.

Toda a gestão organizacional do IFNMG, portanto, tem como base a constante busca pelo fortalecimento da governança e do planejamento estratégico, sempre legitimando a missão, os valores e os princípios institucionais que conduzem a história do Instituto. Contando com mais de 50 anos de experiência do CEFET-Januária e da EAF-Salinas na oferta da educação profissional, o IFNMG completa seus 15 anos de atuação enquanto Instituto Federal e reafirma o seu compromisso em potencializar, cada vez mais, a oferta de educação pública e de qualidade.

Desse modo, por meio de uma proposta integradora de atividades de ensino, pesquisa e extensão e de aprimoramento constante das ações de empreendedorismo, inovação e gestão, o IFNMG se destaca, em âmbito regional e nacional, na oferta de cursos técnicos de nível médio (nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio); presenciais e a distância; cursos técnicos do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA); cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC); cursos superiores (tecnologia, bacharelado e licenciatura); e pós-graduação (lato e stricto sensu).

Ao rememorar o passado da educação profissional, científica e tecnológica no Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri e constatar, atualmente, todos esses números, as transformações, as políticas, as ações, o progresso e o que se tornou e o que é IFNMG hoje, pode parecer que toda essa história aconteceu ontem. Mas foi muito chão pra chegar até aqui!

6Para celebrar a data de criação do IFNMG, foi realizada no dia 16 de novembro de 2023 uma solenidade na OAB de Montes Claros (MG), com lançamento de livro especial dos 15 anos, depoimento de representantes das categorias que compõem e apoiam o Instituto, fala das autoridades e entrega de homenagens a pessoas e instituições que contribuíram de maneira significativa com essa jornada


SAIBA MAIS:

- Acesse a Linha do Tempo do IFNMG publicada no perfil oficial do Instituto no Instagram

- IFNMG e demais Institutos Federais completam 15 anos no próximo dia 29/12, data em que a lei 11.892 foi sancionada em 2008

Solenidade marca 15 anos do IFNMG em sua missão de transformar pessoas por meio da educação

- Clique aqui e saiba como estudar no IFNMG; conheça as modalidades 

Saiba mais sobre os 15 anos dos Institutos Federais na página do Conif

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