Portal IFNMG - Divulgado o resultado preliminar do Concurso Cultural IFNMG de Artes Visuais Ir direto para menu de acessibilidade.

Divulgado o resultado preliminar do Concurso Cultural IFNMG de Artes Visuais

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 16h21 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 08h39

Já podem ser apreciadas na Exposição Virtual do 2º Concurso Cultural IFNMG de Artes Visuais as obras selecionadas para celebrar os 15 anos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Entre as inscrições, foram classificadas 18 produções, que abrangem fotografias e imagens digitais de unidades e estudantes do IFNMG e das paisagens que exalam as riquezas das regiões Norte e Noroeste de Minas e Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Os autores seguiram à risca o tema “Paisagens, espaços e o IFNMG”, conforme previsto nas regras do concurso cultural. O propósito consistia em receber produções artísticas que refletissem as paisagens e os espaços por meio de experiências visuais, tácteis, olfativas, auditivas ou gustativas. Também esperava-se que os artistas apresentassem em seus trabalhos como os acontecimentos e as pessoas interferem nos espaços e nas paisagens.

Para atender ao tema do concurso, puderam ser submetidas mídias digitais de produções visuais por meio da modalidade Artes Plásticas (desenho, pintura, escultura, gravura, mural, grafite, artesanato e outras modalidades de artes plásticas que possam ser capturadas por registro fotográfico) e por meio da Fotografia e Artes Digitais (fotografia, fotomontagem, desenho digital, pintura digital). Clique aqui e acesse o resultado preliminar.

Os artistas receberão, como prêmio: a publicação dos trabalhos classificados em livro impresso e e-book, um exemplar do livro aos autores das obras classificadas e certificado digital de premiação. O lançamento do livro ocorrerá durante a solenidade de 15 anos do IFNMG. A previsão é que o evento seja realizado no próximo dia 24 de novembro.

Conheça os artistas selecionados e suas obras:
(clique nos títulos das obras para acessá-las)

Modalidade “Artes Plásticas”
   Nome  Obra
 1.  Gilvanio Braga dos Santos Serra Geral
 2.  Gilvanio Braga dos Santos Pedra Calçada

Modalidade “Fotografia e Artes Digitais”
  Nome Obra
 1. Alex Sander Luiz Campos Abraço insano
 2. José Willians Simplicio da Silva Beleza natural do Campus Teófilo Otoni: um olhar encantador para a paisagem
 3. Romilson Júnior Ferreira Chaves       Céu da Manhã
 4.  Altiere Junio Leal Silva Ipê-do-cerrado