Portal IFNMG - Proexc seleciona servidores para coordenarem três projetos de demanda induzida do IFNMG, com vinculação de bolsistas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 08h43 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 10h39

Por meio do Edital nº 85/2023, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFNMG realiza processo de seleção de servidores coordenadores com vinculação de bolsistas para execução dos projetos de demanda induzida: Acompanhamento de Egressos, Esporte e Lazer - Oficinas de Práticas e Portfólio de Oportunidades.

Os docentes ou técnico administrativos de cargo efetivo interessados em serem coordenadores devem inscrever-se até o dia 4 de junho, por formulário eletrônico (link indicado no edital). A seleção acontecerá com base em critérios descriminados no edital de seleção. O resultado final será divulgado no dia 12 de junho.

Entre os dias 12 e 25 de junho, os coordenadores selecionados deverão realizar a seleção dos discentes bolsistas em cada campus. Serão selecionados 33 bolsistas, divididos entre os três projetos, entre estudantes de cursos técnicos de nível ensino médio (em todos os campi) e de cursos superiores (nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni).

A bolsa de extensão terá duração de até seis meses, com vigência de 30 de junho a 20 de dezembro de 2023. O valor mensal da bolsa é de R$ 500,00 para discentes dos cursos de nível superior e de R$ 266,50 para estudantes de cursos técnicos de nível médio.

Os projetos

Os projetos de demanda induzida são elaborados pela Proexc com o intuito de fomentar e prospectar projetos integrados em âmbito institucional, tendo como escopo o atendimento da política de extensão nas suas áreas temáticas - a saber: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho -, para consecução de sua missão, que é a interação dialógica com a sociedade.

Os objetivos dos três projetos de demanda induzida para os quais serão selecionados os coordenadores são:

- Projeto Acompanhamento de Egressos: realizar o acompanhamento do egresso do campus, por meio de aplicação de questionário eletrônico aos pré-egressos e egressos;
- Projeto Esporte e Lazer - Oficinas de Práticas: promover a socialização, integração e a compreensão dos elementos das práticas esportivas no âmbito do jogar e competir, experimentando-as e refletindo aos aspectos sociais e culturais que permeiam a cultura corporal de movimento;
- Projeto de Elaboração do Portfólio de Oportunidades: identificar as situações-problema nas áreas de abrangência do campus para serem incorporadas ao Portfólio de Oportunidades e induzir a comunidade escolar/acadêmica a propor possíveis soluções tecnológicas.

Para mais informações sobre o processo seletivo de coordenador e sobre os projetos de demanda induzida a serem contemplados, consulte o Edital n° 85/2023 e seus anexos.