Portal IFNMG - IFNMG integra Coordenação do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão (Forproext) da Rede Federal Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 18h47 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 21h35

Com o objetivo de atuar na articulação permanente com instituições da sociedade civil, do setor produtivo e dos poderes constituídos para potencializar a função social das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os pró-reitores e os diretores de Extensão dos Institutos Federais compõem o Fórum dos Pró-Reitores de Extensão (Forproext). O Forproext é um órgão de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

No IFNMG, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) tem como gestor o pró-reitor Rony Enderson de Oliveira, que foi eleito membro da Coordenação do Forproext na última reunião do grupo, realizada entre os dias 28 e 30 de março no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Bento Gonçalves. Sua atuação no Forproext será como assessor de comunicação.

“A gestão abrange começou no dia 03 de abril e terminará no dia 03 de abril de 2024. As principais atribuições consistem em contribuir para o direcionamento das políticas de Extensão na Rede Federal e subsidiar o planejamento e a gestão dos grupos de trabalho no âmbito do Forproext. Desse modo, a Coordenação do Forproex auxilia na formulação de políticas, nos processos, nos fluxos e nos instrumentos de avaliação”, explica o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFNMG.

Pro reitores de ExtensaoA primeira reunião nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão (Forproext) de 2023 foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRS e sediada no Campus Bento Gonçalves. Na ocasião, além dos debates sobre os temas ligados à Extensão, a nova Coordenação Nacional do Forproext foi eleita. O pró-reitor de Extensão e Cultura do IFNMG, Rony Enderson de Oliveira, faz parte dessa nova Coordenação do Forproext. Na foto, Rony Enderson,
que está sentado próximo à ponta, de camisa azul, é o segundo da direita para a esquerda

Para o pró-reitor Rony Enderson de Oliveira, estar na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFNMG e na Coordenação do Forproext, sobretudo nesse cenário atual de retomada da economia pós-pandemia, é importante para viabilizar uma relação dinâmica e transformadora entre o Instituto e a sociedade.

“A Extensão no IFNMG é concebida como uma instância fundamental para o aprimoramento e fortalecimento do processo educativo, cultural e científico. E como um componente que se articula ao Ensino e à Pesquisa de forma indissociável, buscamos viabilizar uma relação dinâmica e transformadora entre o Instituto e a sociedade. Nesse cenário atual, estamos comprometidos em fortalecer as ações integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão, que são os pilares indissociáveis da formação nos Institutos Federais”, destaca o pró-reitor Rony Enderson.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFNMG é a unidade executiva responsável pela proposição, planejamento, fomento, execução e coordenação das políticas de extensão e cultura, articuladas ao ensino e à pesquisa e em interação com o mundo do trabalho, a sociedade civil organizada e as comunidades em geral.

Um ano de muito trabalho no campo da Extensão

Na primeira reunião nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão (Forproext) de 2023, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRS e sediada no Campus Bento Gonçalves, além da eleição da Coordenação Nacional e das coordenações regionais do Forproext, foram discutidos os temas mais correntes em relação à Extensão.

Os dirigentes de Extensão de 32 instituições da Rede Federal debateram sobre indicadores de Extensão, ações e entregas dos grupos de trabalho, definição de pautas estratégicas com o Conif e organização do II Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede (Sence Rede Federal).

Na abertura da reunião, também estiveram presentes o reitor Júlio Xandro Heck, os pró-reitores Tatiana Weber (Administração) e Eduardo Girotto (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) e o diretor-geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Monteiro. Todos eles do IFRS. Já do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), compareceram o reitor, Flávio Luiz Barbosa Nunes, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Vinicius Martins.

(Foto: da esquerda para a direita) Rony Enderson de Oliveira (IFNMG): assessor de comunicação Maria Francisca Morais de Lima (IFAM): primeira secretária Geísa d´Ávila Ribeiro Boaventura (IF Goiano): coordenadora Marlova Benedetti (IFRS): vice-coordenadora Carlos Alexandre Amaral Araújo (IFMA): segundo secretárioTambém foi apresentado na reunião o Integra IFRS, uma plataforma de gestão da inovação na qual podem ser consultadas competências dos servidores, tecnologias e patentes disponíveis para transferência. O Integra IFRS facilita a identificação de demandas da sociedade, relacionando-as com soluções que o IFRS e outros Institutos Federais que aderiram podem oferecer.

Conheça a nova Coordenação do Forproext:
(Foto: da esquerda para a direita)
Rony Enderson de Oliveira (IFNMG): assessor de comunicação
Maria Francisca Morais de Lima (IFAM): primeira secretária
Geísa d´Ávila Ribeiro Boaventura (IF Goiano): coordenadora
Marlova Benedetti (IFRS): vice-coordenadora
Carlos Alexandre Amaral Araújo (IFMA): segundo secretário

Clique aqui para saber mais sobre o Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext).

(Com informações do IFRS)