Portal IFNMG - Revista Multifaces está com prazo aberto para submissões que abordem a produção de Paulo Freire Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 16h36 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 16h37

A próxima edição da Revista Multifaces, publicação on-line do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), trará artigos, relatos de experiência, ensaios, resenhas e entrevistas com o objetivo de divulgar o impacto social e acadêmico acerca da produção de Paulo Freire. O dossiê temático aceita submissões inéditas em português, inglês ou espanhol até o dia 30 de junho de 2023.

De acordo com a chamada da Revista Multifaces, as obras de Paulo Freire marcam diretamente o fazer na educação. Temas como liberdade, autonomia, beleza, ética, emancipação, disciplina, ser humano, ensino, educação, autoridade, avaliação, sala de aula, educação popular, alfabetização e técnica são temáticas investigadas em suas diversas obras. Seu pensamento, a vanguarda de seu tempo, influenciou e influencia a educação no Brasil e no mundo.

Todos os trabalhos recebidos pelo dossiê passarão por processo editorial da Multifaces (revisão por pares, em processo duplo-cego) e deverão ser submetidos no sistema eletrônico da revista, conforme descrito na seção Diretrizes para Autores. O dossiê publicará no mínimo oito e no máximo 12 trabalhos, e os organizadores podem submeter até dois trabalhos.

A Revista Multifaces é indexada como B2 no Qualis Capes e coordenada pela Editora do IFNMG, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e do Centro de Referência em Formação e Educação à Distância (CEAD). Direcionada à comunidade acadêmica e à sociedade civil, a Revista Multifaces tem por missão promover a divulgação e o acesso a textos acadêmicos, trabalhos científicos e relatos de experiência em ensino e extensão, de diversas áreas do conhecimento.

Clique aqui para acessar as “Diretrizes para autores”.

Quem é Paulo Freire?

Paulo Freire (1921-1997) foi um educador brasileiro e filósofo da educação, cujo trabalho é considerado de grande importância mundial para a pedagogia crítica e a educação popular. Ele é mais conhecido por sua obra "Pedagogia do Oprimido", publicada em 1968, que propõe um método de ensino centrado no diálogo e na conscientização, com o objetivo de transformar a realidade social e política das comunidades marginalizadas.

Freire defendia que a educação deveria ser uma prática libertadora, capaz de desenvolver a capacidade crítica dos estudantes e de levá-los a se engajarem na luta por um mundo mais justo e igualitário. Sua abordagem influenciou profundamente a educação em todo o mundo e sua obra é considerada uma das mais importantes do século XX.