Portal IFNMG - IFNMG define metodologia para elaboração do PDI 2024-2028, com participação de toda a comunidade acadêmica Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 08h35 | Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 08h45

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) já iniciou o debate para a elaboração de mais um planejamento estratégico, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028. O processo de construção do novo PDI do IFNMG está previsto para o período entre janeiro e dezembro de 2023.

O PDI é o instrumento de planejamento estratégico das instituições de ensino. O documento contém a missão, a visão, os valores institucionais, bem como os objetivos, os indicadores e as metas que orientam os rumos do desenvolvimento do IFNMG. Tudo isso direciona as ações para ensino, pesquisa, extensão, inovação, projeto pedagógico, fundamentos filosóficos, formas de acesso, permanência e êxito dos estudantes, políticas de atendimento e assistência estudantil, bem como os planos de capacitação e desenvolvimento de servidores, os cursos a serem ofertados e a infraestrutura necessária para garantir oferta da educação com qualidade e acessibilidade.

Além disso, o PDI tem contribuído para a melhoria contínua da instituição, uma vez que contém elementos de qualidade na oferta de ensino, uniformidade administrativa e gestão financeira eficiente, colaborando para ampliação da eficiência, efetividade e transparência pública.

A principal regulamentação do PDI é o Decreto 9.235/2017, que trata sobre a  regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.

Participação coletiva

Devido ao seu elevado valor institucional, o processo de elaboração do PDI precisa garantir a participação coletiva e colaborativa, agregando as expectativas da comunidade, as forças  e fraquezas institucionais e as condições e oportunidades identificadas em cada uma das suas unidades.

Com esse intuito, a Diretoria de Desenvolvimento Institucional do IFNMG apresentou, no último dia 15 de dezembro na 120° Reunião do Colégio de Dirigentes, o Manual de Elaboração do PDI 2024/2028. O Manual delineia o processo de construção do PDI a partir de comissões com representantes de todos os segmentos. Além disso, as  comissões poderão contar com a participação de todas as unidades administrativas e colegiadas do IFNMG, tais como: Comitê de Extensão – Coex, Comitê de Pesquisa – Coppi, Comitê de Administração – Coad, Comitê de Ensino – Coen, Comitê de Extensão – Coex, Colegiados de Curso, Núcleo Docente Estruturante, dentre outras.

O documento será discutido a partir das seguintes temáticas:

• Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional:

PERFIL INSTITUCIONAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

• Políticas Acadêmicas

PROJETO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO

PLANO DE OFERTA DE CURSOS E VAGAS

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES

• Políticas de Gestão

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO