Portal IFNMG - Governo Federal retira todo recurso das contas do IFNMG, que não terá como pagar auxílios estudantis, energia, prestadores de serviços e outros gastos essenciais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Governo Federal retira todo recurso das contas do IFNMG, que não terá como pagar auxílios estudantis, energia, prestadores de serviços e outros gastos essenciais

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 10h44 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 10h44

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) informa que no dia 1º de dezembro o Governo Federal, pouco depois de anunciar o desbloqueio orçamentário nas contas das instituições de ensino superior, realizou a retirada dos limites de pagamento de todas as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, incluindo o IFNMG.

Com essa ação por parte do Executivo Federal, o IFNMG já prevê consequências, como a falta de pagamento de auxílios para os estudantes, de serviços já realizados ou materiais adquiridos, como vigilância, energia elétrica, limpeza e diárias, por exemplo. Até o final deste ano, a instituição fica inadimplente com fornecedores e prestadores de serviços, podendo resultar na rescisão de contrato, como também corte de energia elétrica e consequente interrupção do funcionamento e suspensão dos cursos. 

Além disso, após a retirada do limite de pagamento, o IFNMG também teve seu crédito orçamentário bloqueado em sua totalidade no valor de R$ 6,9 milhões. Da mesma forma ocorreu com os Termos de Execução Descentralizada (TED) referentes aos Laboratórios IFMaker, Mobiliário e Equipamentos, bem como recursos para a oferta de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Até o momento o IFNMG não foi informado pelos órgãos setoriais de orçamento do Governo Federal a motivação e, muito menos, o instrumento normativo que deu causa ao bloqueio financeiro.

Fim do conteúdo da página