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Reitora Joaquina Nobre completa dois anos de gestão; confira ações de destaque realizadas em 2022

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 11h20 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 11h30
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Nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, completa dois anos que a professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva foi empossada e nomeada como reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Confira abaixo uma retrospectiva com algumas ações de destaque realizadas neste segundo ano pela gestão, pelas pró-reitorias e pelas diretorias e departamentos ligados diretamente à reitoria. No Instagram do IFNMG as ações foram publicadas em formato de cards e com imagens, acesse: Gerais e Pró-reitorias / Diretorias e Departamento.

Ações Gerais:
- Projeto Reitoria Presente, com visitas da reitora, de pró-reitores e diretores a todos os campi do IFNMG. Sendo representado por uma foto da reitora palestrando.
- Participação ativa em conselhos e fóruns de representação institucional
- Estabelecimento ou fortalecimento de parcerias e diálogos com instituições diversas, como Receita Federal, Sesc, universidades, prefeituras, empresas e secretarias estaduais.
- Apoio ao fortalecimento da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC),
- Planejamento e organização para o processo de recredenciamento institucional, com envolvimento de todos os setores da Reitoria
- Estabelecimento de parcerias com instituições de ensino, inclusive de outros países, como Portugal.

Pró-Reitoria de Administração (PROAD):
- Fortalecimento da transparência, por meio de facilidade ao acesso das informações, especialmente aos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) e compras e licitações. Sendo representado por uma figura de computador,
- Articulações e parcerias para captação de recursos
- Aproximação dos campi por meio do projeto "Reitoria presente" e com a criação do comitê interno de orçamento.
- Inovação, transparência na gestão e articulação de recursos, por meio da gestão de quase R$ 20 milhões por meio de TEDs, contemplando todas unidades do IFNMG com recursos orçamentários,
- Participação na construção e elaboração da nova matriz orçamentária da Rede Federal e Terceiro - Reestruturação do Departamento de Infraestrutura, com criação de Núcleos, e consequente ampliação das ações, como gestão, acompanhamento ou desenvolvimento de projetos para todos campi e fiscalização de obras e de manutenções prediais. Sendo representado por uma foto de construção.


Pró-Reitoria de Ensino (PROEN):
- Aprovação para oferta de cursos técnicos e de qualificação articulados com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com previsão de recebimento de R$ 4 milhões pelo MEC.
- Reconstrução da Política de Permanência e Êxito e realização de Capacitações para elaboração do Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PPE) por Campus/CEAD e
- Adesão ao Projeto Verticaliza, realizado pela SETEC em parceria com o IFSP para elaboração de projetos pilotos verticalizados para os cursos técnicos concomitantes/subsequentes e superior de tecnologia.
- Entrega do módulo do Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho docente (RIT) para o Sistema Cajuí
- Emissão dos diplomas dos concluintes de graduação em formato digital em até 120 dias após a colação de grau e disponibilizados no Sistema Acadêmico Cajuí. Diplomas, histórico e documentação acadêmica acessados sem necessidade de solicitação. Sendo representado por uma imagem de certificado.
- Assessoramento de 2 processos de Recredenciamento Institucional; 15 processos de Reconhecimento de Cursos Presenciais; 5 processos de Reconhecimento de Cursos EAD e 2 processos de Renovação de Reconhecimento de Cursos Presenciais

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC):
- Participação inédita do IFNMG no Projeto Rondon, com uma missão de 2 docentes e 8 estudantes ofertando oficinas e minicursos nas áreas de meio ambiente e informática na cidade de Ibiracatu/MG. Sendo representado por uma foto de alunos com camiseta do Projeto Rondon
- Realização de Concurso Cultural de Artes Visuais em alusão aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, buscando valorizar a cultura regional e fomentar a expressão de novas linguagens, técnicas e práticas artísticas
- Promoção de formação continuada em agropecuária em Escolas Família Agrícola para elaboração e publicação de materiais didáticos envolvendo monitores/educadores das ciências agrárias.
- Projeto Expanse: apoio financeiro para criação ou desenvolvimento de 9 empresas juniores nos campi do IFNMG,
- Participação com 71 estudantes-atletas em 7 modalidades nos Jogos das Instituições Federais (JIF) 2022, na cidade de São José do Rio Preto-SP. Sendo representado por uma foto de alunos com uniforme de jogos em uma quadra.
- Conclusão de turmas e iniciação de novas ofertas dos cursos de Microempreendedor Individual, pelo Programa Qualifica Mais Progredir, e de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, pelo Programa Qualifica Mais Energif.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP):
- Realização de cursos de formação das lideranças do IFNMG e dos médicos peritos,
- Implementação do Programa de Estágio no IFNMG com a contratação de estagiários para reitoria e campi
- Realização de concursos para servidores efetivos das carreiras TAEs e Docentes em parceria com a Comissão de Processo Seletivo e Concurso Público.
- Realização do “Ano da Aposentadoria” no IFNMG, com capacitação dos servidores da gestão de pessoas, oferta de workshops e realização de palestras,
- Implantação do Programa de Gestão em parceira com a DGTI; e conclusão da fase de ambientação,
- Reativação do Comitê de Gestão de Pessoas do IFNMG
- Realização da 2ª Semana de Saúde e Segurança do Trabalho; da Semana do Servidor; e da Blitz da Saúde.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI):
- Regulamentação da Pesquisa, da Pós-graduação e da Inovação do IFNMG, com aprovação de cinco novos regulamentos e quatro atualizações de regulamentos existentes, - Desenvolvimento do Módulo de Gestão de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão no Cajuí (em fase de finalização e entrega para a comunidade acadêmica)
- Projetos de Incentivo à Inovação e ao Desenvolvimento Tecnológico no IFNMG, por meio de editais e programas com cursos, palestras, eventos, acompanhamento das pesquisas, financiamento de bolsas, equipamentos e custeio de projetos, fortalecimento de laboratórios e apoio técnico.
- Parceria com a Receita Federal para a realização de Projetos de Inovação e Extensão Tecnológica, por meio de doações de produtos apreendidos,
- Apoio, incentivo e valorização da produção bibliográfica no IFNMG, com editais para financiamento de livros e bolsas de produtividade
- Lançamento do Portfólio de Tecnologias e Competências do IFNMG e do Catálogo de Laboratórios do IFNMG.

Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD):
- Construção da minuta do Regulamento de carga horária a distância em cursos presenciais do IFNMG
- Colação de grau de 5 cursos e 1.057 alunos
- Assessoramento do Processo de Recredenciamento da EAD Institucional; 04 Processos de Reconhecimento de Cursos de Graduação da UAB/CEAD; 06 Processos de Reconhecimento de Cursos de Graduação Presencial com carga horária a distância;
- Aumento de 850% de emissão de diplomas dos cursos de pós-graduação em relação à 2021,
- Oferta de 6 pós-graduações com ingresso de 1225 alunos
-Visita a todos os campi para debater educação a distância.

Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE):
- Apoio às equipes NAPNES no atendimento aos 149 discentes com necessidades específicas no IFNMG,
- Realização de formações e capacitações, como treinamento continuado sobre o Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil, formação de lideranças estudantis, formação continuada para as bancas de heteroidentificação, prosa sobre inclusão e debate sobre impactos e desafios da lei de cotas no Brasil.
- Mediação para a construção de diretrizes para execução PNAE no IFNMG pelo coletivo de nutricionistas,
- Oferta do curso Educação Infantil: Práticas Educativas Voltadas a Bebês e Crianças -Público da Educação Especial em parceria com pesquisadoras da UnB.

Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI):
- Atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2019/2023 com participação da comunidade para subsidiar o processo de Recredenciamento do IFNMG,
- Participação das reuniões e acompanhamento de todos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores do IFNMG, incluindo a impugnação de 6 recursos as avaliações.
- Produção do Manual de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2024/2028 .
- Realização de Capacitação com a Comissão Própria de Avaliação - CPA com o Professor Assis Leão do IFPE,
- Adesão ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) com o Ministério da Economia.

Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI):
- Implantação do sistema de apoio ao Programa de Gestão, utilizado para pactuação dos planos de trabalho e monitoramento dos resultados obtidos na execução do programa, além da integração com o órgão central do SIPEC
- Novas entregas para o sistema acadêmico Cajuí: gestão de cursos FIC, Diploma Digital, expansão do requerimento online para alunos dos cursos técnicos, implementação do Regime Especial de RecupeRação - RER para os cursos superiores e implantação do módulo de Atividades Docentes (PIT/RAD)
- Atualização do serviço de autenticação que integra a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e permite acessar os serviços da própria instituição e os oferecidos pelas organizações que participam da federação.
- Contratação de licenças Google Workspace com o objetivo de disponibilizar recursos extras da solução para o trabalho colaborativo e mediação no processo de ensino e aprendizagem
- Implementação dos recursos tecnológicos necessários para emissão e armazenamento integralmente digitais dos diplomas dos cursos de graduação.

Diretoria Executiva (DEX):
- Criação do Plano de Integridade do IFNMG – Biênio 2022/2024,
- Realização de programa de mobilidade acadêmica com a ida de 16 estudantes dos cursos de Engenharia Civil para o Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, por três semanas
- Governança institucional: Revisão da Política de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos com criação do Núcleo de Integridade e Núcleo de Gestão de Riscos.
- Criação do Código de Ética do IFNMG, por meio da Comissão de Ética.

Departamento de Comunicação (DCOM):
- Fortalecimento e diversificação do uso das redes sociais oficiais do IFNMG, refletindo em uma ampliação considerável do número de seguidores,
- Implementação do Whatsapp institucional para atendimento individualizado ao público externo
- Realização de encontro presencial de comunicadores do IFNMG para capacitação, trocas de experiências e desenvolvimento de ações integradas.
- Publicação da Política de Comunicação do IFNMG em formato digital e audiobook,
- Coordenação da participação do IFNMG na Semana da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília.

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