Portal IFNMG - IFNMG altera forma de votação popular do Concurso de Artes Visuais Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG altera forma de votação popular do Concurso de Artes Visuais

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 10h35 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 11h34

CONCURSO CULTURAL BANNER 2

O IFNMG alterou a forma de votação popular do Concurso de Artes Visuais - 2022: Edição Comemorativa dos 100 Anos da Semana de Arte Moderna e também o cronograma do concurso. As retificações foram publicadas nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, no Edital nº 482/2022.

As alterações foram necessárias depois que a Comissão Organizadora identificou atividade anormal nas votações das obras artísticas da exposição virtual do concurso, no Instagram @concursoifnmgartesvisuais2022, com indícios de envolvimentos de perfis falsos. Com a impossibilidade de comprovar tecnicamente o dolo ou má-fé por parte dos candidatos autores das obras artísticas "curtidas" por perfis suspeitos, a Comissão decidiu alterar a forma de votação popular.

A avaliação por votação popular, que seria aferida pelo número de "curtidas" no Instagram, agora será realizada por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado no endereço https://forms.gle/6jfC6nPy9s62aQLi7, de 9 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023. Será considerada vencedora a mídia que, ao final do período previsto para votação,  independentemente da modalidade, obtiver o maior número de votos auferidos pelo formulário de votação. Será permitido apenas um voto por pessoa física, sendo obrigatório informar, no formulário de votação, o número do CPF.

Premiação

Além da votação popular, o concurso prevê outra forma de avaliação das produções artísticas, o júri técnico.

Os vencedores do concurso receberão certificado digital de premiação e terão os trabalhos publicados na página principal do portal eletrônico do IFNMG e nas redes sociais do Instituto.

Terão direito à premiação os autores das obras classificadas, por júri técnico, em primeiro, segundo e terceiro lugares, nas modalidades “Artes Plásticas”, “Fotografia e Artes Digitais” e “Audiovisual”. Também serão premiados os autores das três obras mais curtidas pelo público, independentemente da modalidade. Todos os candidatos que tiveram sua inscrição habilitada receberão certificado de participação no concurso.

Com a retificação do cronograma, a divulgação do resultado preliminar do concurso será em 11 de janeiro e do resultado final, em 17 de janeiro.

O concurso

O Concurso IFNMG de Artes Visuais destina-se a incentivar, valorizar e promover a produção autoral na área de artes visuais. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Departamento de Comunicação do Instituto.

Esta edição  integra a agenda institucional comemorativa do centenário da Semana de Arte de Moderna de 1922. Resgatando o espírito do movimento modernista brasileiro, o presente concurso busca propiciar a valorização da cultura regional, em especial da área de abrangência do IFNMG, e fomentar a expressão de novas linguagens, técnicas e práticas artísticas.

Para mais informações, consulte o Edital nº 337/2022 e demais documentos referentes ao concurso.