Portal IFNMG - IFNMG seleciona servidores e representantes da comunidade externa para compor comissões de heteroidentificação de estudantes Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h31 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 10h10

O IFNMG realiza, por meio do Edital nº 461/2022, a seleção de membros titulares e suplentes na Comissão Recursal e nas Comissões Locais de heteroidentificação dos processos seletivos de ingresso de estudantes nos cursos técnicos e de graduação do Instituto. As referidas comissões realizarão o processo de heteroidentificação com os autodeclarados negros (pretos e pardos), conforme estabelecido nos editais específicos de cada processo seletivo.

As inscrições foram abertas nesta segunda-feira, 28, e seguem até o dia 2 de dezembro, por meio de formulário eletrônico

Podem candidatar-se servidores docentes ou técnico-administrativos em educação em efetivo exercício no IFNMG e representantes da comunidade externa. Destes, entre outros requisitos, exige-se que sejam membros de comunidade remanescente de quilombo ou território negro ou estar vinculado a outras instituições de ensino, ou ao poder público, ou a conselhos estaduais ou municipais ou, ainda, a organizações e movimentos sociais, com comprovada atuação na promoção e defesa da igualdade étnico-racial.

Os membros das Comissões Locais e Recursal serão selecionados de acordo com os critérios descritos no edital. Cada comissão local e recursal será composta por três membros titulares e pelo quantitativo de membros suplentes inscritos no processo. Havendo necessidade, os membros suplentes poderão ser convocados a compor a respectiva comissão.

Os candidatos selecionados para integrar a comissão local e/ou recursal de heteroidentificação atuarão no processo seletivo 1/2023 e SISU 1/2023, podendo haver prorrogação para o processo seletivo 2/2023.

Os integrantes das comissões que forem representantes da comunidades externa receberão R$ 170,00 reais, incluídos os encargos, por dia de atuação. Os servidores do IFNMG receberão R$ 142,50 por dia de atuação.

Para mais informações, consulte o Edital nº 461/2022 e demais documentos referentes à seleção.