Portal IFNMG - IFNMG leva projetos de inovação e apresentação cultural a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h31 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 11h10

Design sem nome 80

Servidores e estudantes de oito diferentes campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) estão em Brasília apresentando projetos na 2ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece de 28 de novembro a 4 de dezembro de 2022 juntamente com a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A entrada é gratuita.

Alguns projetos estão sendo apresentados no estande do IFNMG e outros na estande com os demais projetos Maker da Rede Federal. Confira logo abaixo um resumo dos projetos do Instituto em exposição.

Além deles, outro destaque da participação do IFNMG acontece às 10:00 desta segunda-feira, dia 28 de novembro. É a apresentação do espetáculo cêinco musical “Poeira é vestido de vento”, com estudantes, servidores e um colaborador externo do IFNMG - Campus Diamantina. A peça, baseada na dramaturgia do grupo “Seu Estrelo e a Fuá do Terreiro”, conta a história de Sebastião, um homem simples e sonhador, que certo dia é convocado por Luzbelo, o dono dos sonhos, para enfrentar uma batalha contra a triste Criatura Comedora de Gente. A história, com influência indígenas e afro-brasileiras, apresenta para a plateia um mundo fantástico que precisa ser defendido através do encantamento.

Projetos de inovação do IFNMG expostos:

Campus Araçuaí

Projeto iFarm (Small Smart Farm) desenvolvido no laboratório IF Maker do IFNMG - Campus Araçuaí com ações que viabilizam, através da iniciação científica e tecnológica com sensores, microcontroladores e outros equipamentos, a resolução de problemas reais do setor produtivo e o desenvolvimento de diversos TCCs (trabalhos de conclusão de curso) dos cursos do IFNMG.
Coordenador: Jeancarlo Leão
Expositores: Jeancarlo Leão e estudantes Kelvin Renan Santos de Lira e Victor Hugo Lisboa Coutinho

Campus Januária
Confecção de impressoras 3D com materiais reutilizáveis oriundos de resíduos sólidos.
Coordenador: Pedro Fábio Saraiva
Expositores: Pedro Fábio Saraiva e estudante Guilherme Henrique de Moura Froes

Campus Montes Claros
Projeto de capacitação de estudantes de escolas públicas para desenho computacional, aplicações em máquinas de corte e gravação à laser, impressoras 3d por fusão, deposição e estereolitografia e posterior desenvolvimento de objetos didáticos que são doados às escolas dos estudantes.
Coordenador: Wagner Leite
Expositores: Wagner Leite e estudante Laura Jenifer Vieira Mendes

Projeto desenvolvido a partir de demanda do setor produtivo para investigação de vibração natural de funcionamento de hidrômetros mecânicos, com posterior armazenamento de dados e comparação de espectros de vibração para indicar se um equipamento possui falhas, ou se irá apresentar falhas em pouco tempo.
Coordenador e expositor: Marcos Aurélio Duarte de Carvalho

Campus Pirapora
Projeto em parceria com a Receita Federal do Brasil que envolve a descaracterização de aparelhos do tipo TV-BOX e conversão em computadores.
Coordenador e expositor: Paulo Evaristo Cabral

Campus Avançado Porteirinha
Caixa com sistema embarcado, baseado em IoT e protocolo MQTT, para controlar os aparelhos de ar-condicionado das salas de aula do IFNMG Campus Porteirinha.
Coordenador: Guilherme Leal
Expositores: Guilherme Leal e estudante Diesley Hugo Fernandes da Silva

Campus Salinas
Demonstração em vídeo de um estudo da radiação ultravioleta (UV) para a pasteurização não térmica em polpa. E exposição e degustação de farinha produzida com casca de banana e casca e semente de maracujá.
Coordenadora: Bruna Porto
Expositora: estudante Clara Lelis Porto Chaves

Campus Teófilo Otoni
Projeto de oficinas 4.0 com ferramentas básicas da robótica e gamificação a partir de uma arquitetura de software e hardware adequados para a educação e voltados ao empreendedorismo, oportunizando a jovens de baixa renda se apropriarem dessas linguagens. E também serão apresentadas as placas em braille desenvolvidas nas impressoras 3D do IFNMG Campus Teófilo Otoni.
Coordenador: Pedro Simões.
Expositores: Pedro Simões e estudante Ramom Maisch de Morais