Portal IFNMG - Concurso cultural de Artes Visuais do IFNMG lança exposição online no Instagram com votação aberta ao público Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 08h21 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 08h39

CONCURSO CULTURAL BANNER 2

O IFNMG abriu a exposição online do Concurso de Artes Visuais - 2022: Edição Comemorativa dos 100 Anos da Semana de Arte Moderna, com mídias digitais produzidas por servidores, estudantes e comunidade externa do Instituto, nas modalidades "Artes Plásticas", "Fotografia e Artes Digitais" e "Audiovisual". Dos trabalhos inscritos, 136 foram aceitos para o participar do concurso. A exposição pode ser vista pelo Instagram @concursoifnmgartesvisuais2022

Serão duas modalidades de avaliação das produções artísticas. Uma delas será a avaliação por júri técnico, por meio de critérios discriminados no edital do concurso cultural. A outra forma de avaliação será a votação popular, realizada no perfil do Instagram do concurso, até o dia 8 de dezembro. Na seleção por voto popular, será considerada vencedora a mídia que, ao final do período previsto para votação, independentemente da modalidade, obtiver o maior número de “curtidas” pelo público.

Premiação

Os vencedores do concurso receberão certificado digital de premiação e terão os trabalhos publicados na página principal do portal eletrônico do IFNMG e nas redes sociais do Instituto.

Terão direito à premiação os autores das obras classificadas, por júri técnico, em primeiro, segundo e terceiro lugares, nas modalidades “Artes Plásticas”, “Fotografia e Artes Digitais” e “Audiovisual”. Também serão premiados os autores das três obras mais curtidas pelo público, independentemente da modalidade. Todos os candidatos que tiveram sua inscrição habilitada receberão certificado de participação no concurso.

A divulgação do resultado final do concurso será no dia 14 de dezembro e o evento de culminância do concurso, com a premiação dos vencedores, no dia 16 de dezembro.

O concurso

O Concurso IFNMG de Artes Visuais destina-se a incentivar, valorizar e promover a produção autoral na área de artes visuais. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Departamento de Comunicação do Instituto.

Esta edição  integra a agenda institucional comemorativa do centenário da Semana de Arte de Moderna de 1922. Resgatando o espírito do movimento modernista brasileiro, o presente concurso busca propiciar a valorização da cultura regional, em especial da área de abrangência do IFNMG, e fomentar a expressão de novas linguagens, técnicas e práticas artísticas.

Para mais informações, consulte o Edital nº 337/2022 e demais documentos referentes ao concurso.