Portal IFNMG - Abertas inscrições para o Concurso Cultural de Artes Visuais do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Abertas inscrições para o Concurso Cultural de Artes Visuais do IFNMG

Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 08h08 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 07h51
imagem sem descrição.

Estão abertas até o dia 10 de novembro as inscrições para participar do  Concurso IFNMG de Artes Visuais - 2022: Edição Comemorativa dos 100 Anos da Semana de Arte Moderna. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, por formulário eletrônico, disponível no endereço eletrônico
https://forms.gle/NY7kYUpELryZjTxY8. Cada proponente poderá participar com até duas mídias digitais, sendo uma inscrição por mídia. Em obras de autoria coletiva, um dos autores será o responsável pela submissão e informará os dados dos demais.

O concurso destina-se a incentivar, valorizar e promover a produção autoral na área de artes visuais, nas modalidades "Artes Plásticas", "Fotografia e Artes Digitais" e "Audiovisual", envolvendo servidores, estudantes e comunidade externa do IFNMG. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Departamento de Comunicação do Instituto.

Trata-se de um evento cultural que integra a agenda institucional comemorativa do centenário da Semana de Arte de Moderna de 1922. Resgatando o espírito do movimento modernista brasileiro, o presente concurso busca propiciar a valorização da cultura regional, em especial da área de abrangência do IFNMG, e fomentar a expressão de novas linguagens, técnicas e práticas artísticas.

Poderão ser submetidas mídias digitais de produções visuais nas seguintes modalidades:

- artes plásticas: desenho, pintura, escultura, gravura, mural, grafite, artesanato e outras modalidades de artes plásticas que possam ser capturadas por registro fotográfico;
- fotografia e artes digitais: fotografia, fotomontagem, desenho digital, pintura digital;
- audiovisual: curta-metragem, animação, documentário e performances artísticas que possam ser registradas em vídeo.

No caso de obras de artes plásticas e fotografia, as mídias deverão estar no formato JPG, PNG ou BMP, com boa qualidade, que permitam entender claramente a mensagem comunicada, com resolução preferencial mínima de 300 dpi.

Para obras de audiovisual, os vídeos deverão apresentar imagem e áudio com boa qualidade, com resolução preferencial mínima de 720p, com duração total máxima de 15 minutos.

Seleção pelo público

A Comissão Organizadora do Concurso verificará se as propostas inscritas atendem às normas do edital. As obras habilitadas serão publicadas no perfil do Instagram do concurso, no dia 16 de novembro.

Serão duas modalidades de avaliação das produções artísticas. Uma delas será a avaliação por júri técnico, por meio de critérios discriminados no edital do concurso cultural. A outra forma de avaliação será a votação popular, realizada no perfil do Instagram do concurso, de 16 de novembro a 2 de dezembro. Na seleção por voto popular, será considerada vencedora a mídia que, ao final do período previsto para votação, independentemente da modalidade, obtiver o maior número de “curtidas” pelo público.

Premiação

Em razão do calendário eleitoral e atendendo o disposto na Lei nº 9.504/97, não será concedida premiação em espécie aos autores vencedores do concurso, que receberão certificado digital de premiação e publicação na página principal do portal eletrônico do IFNMG e divulgação nas redes sociais do IFNMG.

Terão direito à premiação os autores das obras classificadas, por júri técnico, em primeiro, segundo e terceiro lugares, nas modalidades “Artes Plásticas”, “Fotografia e Artes Digitais” e “Audiovisual”. Também serão premiados os autores das três obras mais curtidas pelo público, independentemente da modalidade. Todos os candidatos que tiveram sua inscrição habilitada receberão certificado de participação no Concurso.

A divulgação do resultado final do concurso será no dia 12 de dezembro e o evento de culminância do concurso, com a premiação dos vencedores, no dia 15 de dezembro.

Para mais informações sobre as inscrições e a seleção, consulte o Edital nº 337/2022, que traz todas as regras do Concurso IFNMG de Artes Visuais - 2022: Edição Comemorativa dos 100 Anos da Semana de Arte Moderna. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..