Portal IFNMG - 127 alunos concluem o curso de Microempreendedor Individual pelo Programa Qualifica Mais Progredir, em Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 27 de Maio de 2022, 16h30 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 10h38
imagem sem descrição.

Foi realizada nesta quinta-feira (26/05) no auditório do IFNMG Campus Montes Claros, a solenidade de formatura de 127 alunos que concluíram o curso Microempreendedor Individual (MEI), do Programa Qualifica Mais Progredir. Estruturado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), o Programa tem como objetivo auxiliar jovens e adultos que desejam empreender e formalizar o seu próprio negócio. No IFNMG, o Qualifica Mais é conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e desenvolvido em parceria com instituições locais.

Entre as habilidades que os jovens participantes do Programa desenvolveram durante o curso estão as de organização e planejamento, análise de cenários, relacionamento com o cliente, comunicação digital e educação financeira.

Para realização desta primeira turma, o IFNMG contou com o apoio do Instituto Village Ativo; os Cras do Village do Lago, do Independência e do São Judas; Fundação Fé e Alegria, Isafec, Paróquia Nossa Senhora e São José e Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e de Educação.

O incentivo ao microempreendedorismo, como política pública, vem aliado aos objetivos de maior geração de renda e criação de postos de trabalho.Nesse sentido, com a conclusão do curso de Microempreendedor Individual (MEI) o IFNMG acredita ter contribuído para que os formandos tenham mais oportunidades para inserção no mercado de trabalho.

form mei ronyO pró-reitor de Extensão e Cultura do IFNMG, Rony Enderson de Oliveira, revela que o IFNMG é uma das primeiras instituições nacionais a formar uma turma do Qualifica Mais Progredir: “o resultado alcançado retrata o compromisso do IFNMG com a qualificação profissional e, acima de tudo, com o desenvolvimento da nossa região”, destacou o pró-reitor. A Coordenadora Geral do Programa, Thatiane Lopes Oliveira, ressalta a importância de propiciar essa oportunidade, principalmente para a população mais vulnerável economicamente. “Empreender fortalece a autoestima, estimula a autonomia e possibilita a construção de projetos de vida”, disse Thatiane.

O Programa Qualifica Mais Progredir ainda terá duas ofertas do curso de Microempreendedor Individual (MEI) para este ano. A segunda oferta ocorrerá no período de 06 de junho a 11 de agosto. Já a terceira oferta será de 29 de agosto a 30 de novembro.

form mei mesa2

Compuseram a mesa de honra do evento: o Pró-reitor de Extensão, Rony Enderson de Oliveira; o Diretor-geral do Campus Montes Claros, Prof. Renato Afonso Cota Silva; a Coordenadora Geral do Programa Qualifica Mais, Thatiane Lopes Oliveira; a Coordenadora Adjunta do Programa Qualifica Mais Progredir, Veranilda Lopes Moura; a representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Jabur; a representante da Secretaria Municipal de Educação, Antônia Deuslange Ribeiro de Oliveira; o representante do Instituto Village Ativo, Sr. Adão Batista Rocha; o representante do ISAFEC - Instituto Santo Antônio de Formação Educação e Cultura, José Roberto de Jesus Junior; o Representante da Comunidade Santa Luzia, Eduardo Vinicius Soares Ferreira (Eduardo Preto); e a Coordenadora da Fundação Fé e Alegria do Brasil, Fernanda Ariele da Silva.