Portal IFNMG - Mais de 400 estudantes iniciam os cursos de Microempreendedor Individual e de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 09 de Março de 2022, 16h33 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 10h34

Começaram nesta semana as aulas dos cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Microempreendedor Individual e de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, ambos vinculados ao Programa Qualifica Mais, conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em parceria com as unidades do Instituto e outras instituições.

No total, são 414 estudantes matriculados: 150 no curso de Microempreendedor Individual e 264 no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. O Qualifica Mais é um programa de qualificação profissional voltado para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, que visa promover o fortalecimento da empregabilidade, da inclusão produtiva e da geração de renda. Importantes áreas temáticas são contempladas, no intuito de oportunizar qualificação laboral gratuita e contribuir para o desenvolvimento da região.

Na segunda-feira, dia 07 de março, foram iniciadas as aulas do Qualifica Mais Progredir, com o curso de Microempreendedor Individual (MEI). As aulas inaugurais aconteceram simultaneamente nas três localidades onde o curso será ofertado: no IFNMG - Campus Montes Claros; na Fundação Fé e Alegria do Brasil, no Bairro Carmelo; e na Paróquia Nossa Senhora e São José, no Bairro Vila Telma. O curso possui carga horária total de 160 horas e contempla 150 alunos inscritos no CadÚnico.

As aulas do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Qualifica Mais EnergIF) também já começaram: segunda-feira nos campi Janaúba, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni e terça-feira, 08/03, no Campus Montes Claros. O curso tem a carga horária total de 200 horas.

Em todas localidades, estiveram presentes diretores-gerais e servidores do IFNMG, coordenadores, professores e equipe de apoio dos cursos. O pró-reitor de extensão e cultura do IFNMG, Rony Enderson de Oliveira, esteve presente às aulas inaugurais realizadas em Montes Claros e destacou a importância da oferta desses cursos. “A energia renovável no Brasil vive um importante momento de crescimento. Essa mudança faz parte de uma tendência mundial e evidencia uma excelente oportunidade de negócios neste setor. O MEI também vem apresentando um crescimento significativo na nossa região, impactando positivamente na redução do trabalho informal regional e driblando a crise econômica no país. Assim, esses cursos visam oportunizar importante qualificação laboral para promover maior autonomia e independência financeira dos profissionais”, disse o pró-reitor.

mei site capa

Aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual na Fundação Fé e Alegria, em Montes Claros (07/03/2022)

mei site capa geral

Aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual na Paróquia Nossa Senhora e São José (comunidade Santa Luzia / Vila Telma), em Montes Claros (07/03/2022)