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Gestão da Reitoria debate planejamento para 2022; confira algumas das ações estratégicas previstas

Publicado: Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 10h20 | Última atualização em Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 16h31

A alta gestão da Reitoria do IFNMG se reuniu nos dias 11 e 12 de fevereiro para debater o planejamento de ações estratégicas da instituição para o ano de 2022.

A reitora, os pró-reitores, a pró-reitora, os diretores e as diretoras das Diretorias e Departamentos ligados diretamente à reitora avaliaram as ações de cada pasta em 2021 e apresentaram e debateram as prioridades e proposições para o ano de 2022, em uma perspectiva de integração entre as pastas e de foco na missão institucional e na defesa dos valores de democracia, ética, inclusão social, inovação, respeito, sustentabilidade e transparência.

site encontro gestao1A reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, destacou que o ano será de muitos desafios, mas também de muitas possibilidades. “O nosso orçamento está bastante limitado diante das nossas necessidades e do retorno gradual das atividades presenciais. Mas com criatividade, parcerias, escolha de prioridades, diálogo com a comunidade e muito trabalho, conseguiremos avançar e inovar na gestão dos recursos e processos para promover cada vez mais transformação por meio da educação”, disse a reitora.

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Confira abaixo algumas das ações estratégicas específicas de cada setor propostas para 2022:

Pró-Reitoria de Administração (PROAD):

 - Criar o Comité de distribuição orçamentária do IFNMG;

 - Otimizar e melhorar a gestão de TED no IFNMG;

 - Aumentar as ferramentas de transparência, tais como dar publicidade ao orçamento, compras, viagens, etc;

- Fortalecer o COAD por meio da criação de sub-comités (Infraestrutura, Compras, Financeiro);

- Fortalecer as ações de articulações em todos âmbitos (municipal, estadual e federal) para parcerias com IFNMG.

 

Pró-Reitoria de Ensino (PROEN):

- Estimular e apoiar os campi nas reflexões sobre o fenômeno educacional no período de transição e no pós-pandemia na perspectiva de dialogar sobre currículos flexíveis, estratégias pedagógicas, espaços de aprendizagem, integração curricular, entre outros; 

- Promover capacitações para servidores que lidam diretamente com o Ensino (VI Encontro do Ensino, Coordenadores de curso, Docentes, Assessoria Pedagógica);

- Acompanhar e contribuir para manutenção e desenvolvimento do Sistema Acadêmico Cajuí;

- Coordenar os trabalhos da comissão de Recredenciamento Institucional;

- Fortalecer o Grupo de Estudos e Práticas Pedagógicas e Núcleo de Acessibilidade Comunicacional.

 

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC):

- Lançar o projeto Expanse de fomento as Empresas Juniores;

- Fortalecer as ações da arte, cultura e desporto;

- Fortalecer e intensificar as parcerias com as instituição da area de abrangência para ações de Extensão;

- Prospectar programas e projetos na area de abrangência junto as comunidades;

- Mapear as ações nos campi do IFNMG.

 

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP):

- Implementar o Programa de Gestão, com base na IN65/2020, no IFNMG;

- Elaborar o Plano de Qualidade de Vida no Trabalho, investindo em ações motivacionais para a redução de doenças, do estresse e de outros males que afetam a disposição para o trabalho;

- Capacitar os servidores do IFNMG com foco na aposentadoria;

- Ampliar a rede de convênios entre o IFNMG e outras instituições, para melhoria da Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores;

- Realizar a 2ª Semana de Saúde e Segurança do Servidor.

 

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI):

- Implantar a Plataforma Espinhaço - Transferência de Tecnologia entre a UFVJM e o IFNMG;

- Desenvolver os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) para impulsionamento da Inovação no IFNMG;

- Realizar eventos sobre atores locais e regionais de inovação; marco legal da inovação; projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica; captação de recursos por meio de convênios e parcerias e processo de transferência tecnológica

- Promover ações específicas da Editora do IFNMG, por meio, inclusive, do edital de apoio à publicação de livros;

- Desenvolver o Projeto de Pesquisa Aplicada Multicampi sobre o Ecossistema de Inovação Regional.

 

Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD):

 - Propor, discutir, articular, gestionar e institucionalizar Políticas Públicas de EaD em parceria com os Núcleos de Educação a Distância dos Campi;

- Em parceria com a PROEN, PROEX e PROPPI alinhar, discutir e normatizar os trâmites e prazos para as ofertas de cursos EaD pela instituição;

- Gerenciar e executar em parceria com os Campi o projeto de reestruturação e regravação de aulas de cursos técnicos e FICs;

 

Diretoria Executiva (DEX):

- Realizar  plano de ação com as unidades que responderam ao Levantamento Integrado de Governança e Gestão do TCU;

- Acompanhar e dar suporte ao Programa de Integridade do IFNMG;

- Propor Regulamento de Ética dos servidores do IFNMG;

- Fortalecer e capacitar o Comitê de Relações Internacionais;

- Coordenar a realização do relatório de Gestão do IFNMG.

 

Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE):

- Implantar o Módulo de Assistência Estudantil para seleções de editais;

- Capacitar equipes responsáveis pela Assistência Estudantil nos campi ;

- Apoiar a implantação das comissões de heteroidentificação no IFNMG;

- Apoiar atualização dos regimentos dos Grêmios e Diretórios Acadêmicos para continuidade do Programa de Protagonismo Estudantil;

- Promover, em parceria com a Pró-reitoria de Ensino e alguns campi, capacitação acerca  de Alta Habilidades e Superdotação (servidores e comunidade externa).

 

Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI):

- Reativar o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação;

- Elaborar nova versão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);

- Mapear processos e elaborar normas;

- Implementar e implantar módulos Cajui, tais como: Diploma Digital; Gestão de Projetos (Ensino, Pesquisa e Extensão); Processo Seletivo; Gestão de Atividades Docentes; Acervo Acadêmico Digital; Acompanhamento dos Cursos FIC; Acompanhamento de Egressos; Gestão de Disponibilidade Orçamentária;

- Migrar sistemas / serviços da infraestrutura "on premise" para ambiente em nuvem.

 

Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI):

- Dar continuidade ao monitoramento do Catálogo de Objetivos, à atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ao preenchimento da Plataforma Nilo Peça (PNP) e de outros sistemas, aos processos de recredenciamento e ao atendimento às demandas relativas ao Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg);

- Realizar um concurso cultural de redação, a fim de propagar a missão institucional;

- Atualizar e revisar o Regimento Geral, o Regimento da Reitoria e o Regimento dos campi;

- Elaborar o Manual de Recredenciamento Institucional e o Manual de Atualização e Revisão do PDI;

- Desenvolver ações para fortalecer a transparência e a compreensão dos trâmites institucionais vinculados à DDI, por meio de produção de conteúdos informativos, cursos, oficinas e visitas a todos os campi.  

 

Departamento de Comunicação (DCOM):

- Lançar, divulgar e implementar a Política de Comunicação;

- Pesquisar, avaliar e dar encaminhamentos sobre os canais de relacionamento do IFNMG (redes sociais, portal oficial, blogs,  e-mail etc);

- Fortalecer a rede de comunicadores do IFNMG, inclusive com capacitação dos responsáveis pela comunicação nos campi e Reitoria;

- Realizar um evento presencial com a imprensa regional;

- Definir um calendário de ações e campanhas em datas especiais e comemorativas.


Gabinete da Reitora (GAB):

- Concluir os trabalhos referentes ao Decreto 10.139/2019;

- Monitorar as ações voltadas para  a efetividade do Plano de Dados Abertos e Transparência Ativa do IFNMG;

- Manter a interação, o diálogo e humanismo nas ações do gabinete;

- Melhorar o fluxo das revisões textuais.

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