Gestão da Reitoria debate planejamento para 2022; confira algumas das ações estratégicas previstas
A alta gestão da Reitoria do IFNMG se reuniu nos dias 11 e 12 de fevereiro para debater o planejamento de ações estratégicas da instituição para o ano de 2022.
A reitora, os pró-reitores, a pró-reitora, os diretores e as diretoras das Diretorias e Departamentos ligados diretamente à reitora avaliaram as ações de cada pasta em 2021 e apresentaram e debateram as prioridades e proposições para o ano de 2022, em uma perspectiva de integração entre as pastas e de foco na missão institucional e na defesa dos valores de democracia, ética, inclusão social, inovação, respeito, sustentabilidade e transparência.
A reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, destacou que o ano será de muitos desafios, mas também de muitas possibilidades. “O nosso orçamento está bastante limitado diante das nossas necessidades e do retorno gradual das atividades presenciais. Mas com criatividade, parcerias, escolha de prioridades, diálogo com a comunidade e muito trabalho, conseguiremos avançar e inovar na gestão dos recursos e processos para promover cada vez mais transformação por meio da educação”, disse a reitora.
Confira abaixo algumas das ações estratégicas específicas de cada setor propostas para 2022:
Pró-Reitoria de Administração (PROAD):
- Criar o Comité de distribuição orçamentária do IFNMG;
- Otimizar e melhorar a gestão de TED no IFNMG;
- Aumentar as ferramentas de transparência, tais como dar publicidade ao orçamento, compras, viagens, etc;
- Fortalecer o COAD por meio da criação de sub-comités (Infraestrutura, Compras, Financeiro);
- Fortalecer as ações de articulações em todos âmbitos (municipal, estadual e federal) para parcerias com IFNMG.
Pró-Reitoria de Ensino (PROEN):
- Estimular e apoiar os campi nas reflexões sobre o fenômeno educacional no período de transição e no pós-pandemia na perspectiva de dialogar sobre currículos flexíveis, estratégias pedagógicas, espaços de aprendizagem, integração curricular, entre outros;
- Promover capacitações para servidores que lidam diretamente com o Ensino (VI Encontro do Ensino, Coordenadores de curso, Docentes, Assessoria Pedagógica);
- Acompanhar e contribuir para manutenção e desenvolvimento do Sistema Acadêmico Cajuí;
- Coordenar os trabalhos da comissão de Recredenciamento Institucional;
- Fortalecer o Grupo de Estudos e Práticas Pedagógicas e Núcleo de Acessibilidade Comunicacional.
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC):
- Lançar o projeto Expanse de fomento as Empresas Juniores;
- Fortalecer as ações da arte, cultura e desporto;
- Fortalecer e intensificar as parcerias com as instituição da area de abrangência para ações de Extensão;
- Prospectar programas e projetos na area de abrangência junto as comunidades;
- Mapear as ações nos campi do IFNMG.
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP):
- Implementar o Programa de Gestão, com base na IN65/2020, no IFNMG;
- Elaborar o Plano de Qualidade de Vida no Trabalho, investindo em ações motivacionais para a redução de doenças, do estresse e de outros males que afetam a disposição para o trabalho;
- Capacitar os servidores do IFNMG com foco na aposentadoria;
- Ampliar a rede de convênios entre o IFNMG e outras instituições, para melhoria da Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores;
- Realizar a 2ª Semana de Saúde e Segurança do Servidor.
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI):
- Implantar a Plataforma Espinhaço - Transferência de Tecnologia entre a UFVJM e o IFNMG;
- Desenvolver os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) para impulsionamento da Inovação no IFNMG;
- Realizar eventos sobre atores locais e regionais de inovação; marco legal da inovação; projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica; captação de recursos por meio de convênios e parcerias e processo de transferência tecnológica
- Promover ações específicas da Editora do IFNMG, por meio, inclusive, do edital de apoio à publicação de livros;
- Desenvolver o Projeto de Pesquisa Aplicada Multicampi sobre o Ecossistema de Inovação Regional.
Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD):
- Propor, discutir, articular, gestionar e institucionalizar Políticas Públicas de EaD em parceria com os Núcleos de Educação a Distância dos Campi;
- Em parceria com a PROEN, PROEX e PROPPI alinhar, discutir e normatizar os trâmites e prazos para as ofertas de cursos EaD pela instituição;
- Gerenciar e executar em parceria com os Campi o projeto de reestruturação e regravação de aulas de cursos técnicos e FICs;
Diretoria Executiva (DEX):
- Realizar plano de ação com as unidades que responderam ao Levantamento Integrado de Governança e Gestão do TCU;
- Acompanhar e dar suporte ao Programa de Integridade do IFNMG;
- Propor Regulamento de Ética dos servidores do IFNMG;
- Fortalecer e capacitar o Comitê de Relações Internacionais;
- Coordenar a realização do relatório de Gestão do IFNMG.
Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE):
- Implantar o Módulo de Assistência Estudantil para seleções de editais;
- Capacitar equipes responsáveis pela Assistência Estudantil nos campi ;
- Apoiar a implantação das comissões de heteroidentificação no IFNMG;
- Apoiar atualização dos regimentos dos Grêmios e Diretórios Acadêmicos para continuidade do Programa de Protagonismo Estudantil;
- Promover, em parceria com a Pró-reitoria de Ensino e alguns campi, capacitação acerca de Alta Habilidades e Superdotação (servidores e comunidade externa).
Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI):
- Reativar o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação;
- Elaborar nova versão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);
- Mapear processos e elaborar normas;
- Implementar e implantar módulos Cajui, tais como: Diploma Digital; Gestão de Projetos (Ensino, Pesquisa e Extensão); Processo Seletivo; Gestão de Atividades Docentes; Acervo Acadêmico Digital; Acompanhamento dos Cursos FIC; Acompanhamento de Egressos; Gestão de Disponibilidade Orçamentária;
- Migrar sistemas / serviços da infraestrutura "on premise" para ambiente em nuvem.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI):
- Dar continuidade ao monitoramento do Catálogo de Objetivos, à atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ao preenchimento da Plataforma Nilo Peça (PNP) e de outros sistemas, aos processos de recredenciamento e ao atendimento às demandas relativas ao Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg);
- Realizar um concurso cultural de redação, a fim de propagar a missão institucional;
- Atualizar e revisar o Regimento Geral, o Regimento da Reitoria e o Regimento dos campi;
- Elaborar o Manual de Recredenciamento Institucional e o Manual de Atualização e Revisão do PDI;
- Desenvolver ações para fortalecer a transparência e a compreensão dos trâmites institucionais vinculados à DDI, por meio de produção de conteúdos informativos, cursos, oficinas e visitas a todos os campi.
Departamento de Comunicação (DCOM):
- Lançar, divulgar e implementar a Política de Comunicação;
- Pesquisar, avaliar e dar encaminhamentos sobre os canais de relacionamento do IFNMG (redes sociais, portal oficial, blogs, e-mail etc);
- Fortalecer a rede de comunicadores do IFNMG, inclusive com capacitação dos responsáveis pela comunicação nos campi e Reitoria;
- Realizar um evento presencial com a imprensa regional;
- Definir um calendário de ações e campanhas em datas especiais e comemorativas.
Gabinete da Reitora (GAB):
- Concluir os trabalhos referentes ao Decreto 10.139/2019;
- Monitorar as ações voltadas para a efetividade do Plano de Dados Abertos e Transparência Ativa do IFNMG;
- Manter a interação, o diálogo e humanismo nas ações do gabinete;
- Melhorar o fluxo das revisões textuais.
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