Portal IFNMG - Sétimo número da revista Contação relata desafios e oportunidades que a pandemia trouxe para a extensão no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 18 de Janeiro de 2022, 10h34 | Última atualização em Segunda, 31 de Janeiro de 2022, 10h22
imagem sem descrição.

A pandemia da Covid-19 exigiu que o IFNMG se reinventasse em todas as suas frentes. O sétimo número da revista Contação – Aprende-se ensinando nos Vales e Gerais, que acaba de ser publicada e está disponível para leitura e download neste portal eletrônico, registra como isso se deu em relação à extensão. São 47 relatos de projetos desenvolvidos nas regiões Norte e Noroeste de Minas, nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no ano de 2020, sendo dez relatos de projetos artísticos, culturais e esportivos, 17 de projetos sociais e 20 de projetos de extensão tecnológica.

Os relatos evidenciam os desafios que os projetos encontraram para acontecer em meio à situação de emergência sanitária e suas imposições. “O fazer-extensão, no contexto da pandemia da Covid-19, foi um grande desafio e, por isso, houve a necessidade de se reinventar, para que as ações de extensão não parassem, e o IFNMG não parou! Os desafios foram postos e as dificuldades superadas”, comemora o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rony Enderson de Oliveira.

A pandemia, no entanto, também trouxe oportunidades para IFNMG mobilizar suas forças para além dos muros da escola, em benefício das comunidades de abrangência. Foi o que a reitora do Instituto, Joaquina Nobre, enfatizou no texto de abertura da edição: “Nunca a extensão universitária pôde ser tão visualizada e entendida como no ano de 2020. No meio do caos vivido em todo o planeta, em virtude da pandemia ocasionada pela covid-19, o IFNMG conseguiu, mesmo em momento de calamidade, vislumbrar oportunidades.” E a reitora pontua com alguns exemplos do que foi realizado: “Da fabricação à entrega de itens de higiene, como o álcool em gel e sabão, passando pela transmissão de informações importantes pelas redes sociais, chegamos a praticamente todas as áreas cobertas pelo Instituto, levando, não só itens materiais, como também conhecimento e esperança.”

Confira o que o IFNMG tem realizado para e com suas comunidades de abrangência. Leia a sétima edição da Revista Contação:

Na página de publilcações da Proexc/IFNNMG

No ISSUU