Portal IFNMG - Reuniões iniciais e visita à Ibiracatu começam a delinear a participação do IFNMG no Projeto Rondon Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 14h35 | Última atualização em Quarta, 03 de Novembro de 2021, 09h04

Vários eventos realizados nessas duas últimas semanas de outubro colocaram em marcha o planejamento para a inédita participação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) no Projeto Rondon, a maior ação extensionista do país, de responsabilidade do Ministério da Defesa em parceria com outros ministérios e instituições públicas. A Operação Rondon das Gerais será executada de 27 de janeiro a 12 de fevereiro de 2022, no munícipio de Ibiracatu/MG.

Nesta quinta-feira (28/10), foi realizada a primeira reunião dos oito estudantes selecionados com o pró-reitor de extensão e cultura, Rony Enderson, e os professores Thatiane Lopes Oliveira (coordenadora institucional do Projeto Rondon), Patrícia Medeiros (coordenadora da Operação) e Welington dos Santos (coordenador adjunto da Operação). A reunião deu início às capacitações para a Operação e apresentou os direitos e obrigações dos rondonistas.

Os estudantes são de cursos superiores dos campi Januária, Porteirinha e Salinas, e foram selecionados via edital.

Primeira viagem

Após serem recebidas juntamente com professores rondonistas de todo o Brasil no 55° Batalhão de Infantaria, em Montes Claros, as coordenadoras Thatiane e Patrícia realizaram uma visita precursora ao município de Ibiracatu por cinco dias, de 18 a 22 de outubro. Na cidade, realizaram reuniões com autoridades locais, visitaram comunidades rurais e ouviram moradores, a fim de realizar um diagnóstico das demandas locais para adequar as atividades que serão executadas na Operação.

A professora Thatiane Lopes enfatizou que “a viagem precursora foi extremamente relevante para o delineamento da proposta à realidade do município, tornando as ações eficazes e com foco local”. A coordenadora Patrícia declarou que foram “muito bem recebidos pelos representantes e líderes locais no município” e estão “com uma expectativa muito boa para o período de operação do Projeto Rondon das Gerais”

Visita ao IFNMG

No dia 18 de outubro, os coronéis do Exército, Silano e William, juntamente com os coordenadores adjuntos do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, visitaram a Reitoria do IFNMG e o Campus Montes Claros. Foram recebidos pelo Reitor substituto, Ricardo Magalhães Dias Cardozo, pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Rony Enderson, pela coordenadora institucional do Rondon, Thatiane Lopes, e pelo Diretor Geral substituto do campus Montes Claros Vitor Hugo Endlich Fernandes. Após reunião na Reitoria, em que puderam conhecer melhor a abrangência, a história e a missão de todo o IFNMG, dirigiram-se para o Campus Montes Claros para conhecer as dependências e a carreta móvel e prospectar possibilidades de parcerias para outras etapas do Projeto Rondon.

rondo reuniao

Primeira reunião entre todos rondonistas do IFNMG

rondo ibiracatu

rondo ibiracatu2