Portal IFNMG - Além de hospital de campanha, IFNMG - Campus Salinas fornece milhares de litros de álcool e álcool em gel para a saúde pública da região Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 10h44 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 10h47
Álcool em gel 70% já pronto para distribuição
imagem sem descrição.

Em parceria com diversas instituições da região, o Campus Salinas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) já produziu e entregou até essa sexta-feira (24/04) 250 kg de álcool gel e 2600 litros de álcool líquido 70% para utilização pelas prefeituras de Salinas, Taiobeiras e Santa Cruz de Salinas nas unidades de saúde pública e em outros locais como forma de prevenção à transmissão do coronavírus.

Por meio de uma parceria firmada nesta semana, o Instituto receberá da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – Regional Vale do Jequitinhonha 10.000 litros de álcool 96% para a diluição e conversão em álcool líquido 70° e álcool gel 70°, resultando em aproximadamente 13.000 litros que serão distribuídos em parceira com as Secretarias de Saúde da área de abrangência do Vale do Jequitinhonha, totalizando quase 16 mil litros produzidos pelo Campus.

Além da parceria com a FIEMG, a ação conta com a participação de várias outras entidades. As secretarias de saúde dessas cidades forneceram insumos e mão-de-obra para auxílio na execução; o SINASEFE concedeu aporte financeiro; a Associação de Produtores de Cachaça de Salinas (APACS), juntamente com a Cachaçaria Cândido, doou subprodutos de cachaça e as empresas Ciclo Dias e Arruda Alimentos doaram, além de insumos e embalagens, análise de eficácia do álcool.

Enquanto na primeira etapa o Instituto ficou responsável por liderar as parcerias e fazer a logística do transporte dos produtos, posteriormente passou a produzir ou transformar álcool etílico em álcool 70% no próprio Campus, contando com o trabalho dos servidores Felipe Cimino Duarte (coordenador), Jânio Ferreira dos Santos, Guilherme Almeida Carvalho, Marcelo Rossi Vicente, Rafael Correia de Oliveira, Carlos Alexsandro Borges, Edilson Jardim Viana e Arilson Sousa. O álcool está sendo produzido na Fazenda Izabel, propriedade do Campus, e o álcool em gel nos laboratórios do próprio Campus

A produção continua a todo vapor e novas parcerias devem ser firmadas para seguir ampliando a produção e contribuindo com a prevenção à transmissão da Covid-19.

destiladora

Destiladora da Fazenda Santa Izabel, do Campus Salinas, utilizada na produção do álcool

alcool salinas

Testagem da formulação do gel em laboratório do Campus Salinas

alcool salinas3

Uso do álcool gel na barreira sanitária do município de Salinas

Hospital de campanha

Outra importante ação que vem sendo realizada pelo Campus Salinas é a montagem, junto com a prefeitura da cidade, de um hospital de campanha com 80 leitos dentro do Hospital Veterinário do IFNMG para atendimento de pacientes com suspeita da Covid-19, com sintomas leves e moderados, conforme já noticiado neste portal.

As camas já estão prontas: foram construídas a partir de beliches doados pelo IFNMG; e nos próximos dias a prefeitura deve receber os colchões e outros materiais necessários para o seu funcionamento. Ainda são aguardados o retorno de alguns trâmites junto ao governo do Estado e à procuradoria federal, além de realização de capacitação, pelos profissionais de saúde do Campus, para as equipes que atuarão no hospital, mas caso haja uma elevação no número de casos suspeitos e consequente saturação da rede de saúde pública do município, o espaço está praticamente pronto para receber os pacientes.

cama 2