Portal IFNMG - Estudante do IFNMG é selecionado entre 6 mil candidatos para programa de formação de lideranças Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 24 de Maio de 2018, 17h10 | Última atualização em Quinta, 24 de Maio de 2018, 17h19
imagem sem descrição.

O estudante do sétimo período do curso de Ciência da Computação do IFNMG – Campus Montes Claros, Jaudir Aguiar Almeida Júnior, foi selecionado para fazer parte do ProLíder de 2018, um programa nacional de formação de lideranças para criar negócios de transformação que busquem contribuir para o desenvolvimento do Brasil.

Mais de 6 mil candidatos participaram da seleção, que consistiu em entrevistas virtuais e presenciais e análise de carta de recomendação. Ao final, 41 jovens de 14 a 35 anos de todos os Estados do Brasil e diferentes histórias, etnias e orientações foram selecionados, e passam a participar de encontros semanais em São Paulo e de outras atividades para discutir e criar projetos de empreendimento social nas áreas de educação, infraestrutura, inovação e tecnologia, saúde e sustentabilidade.

Caminho acadêmico proveitoso

Jaudir tem uma rica trajetória formativa no IFNMG: competiu em maratonas de programação, foi bolsista e voluntário de projetos de pesquisa e extensão, trabalhou com comunidades e projetos sociais e ajudou a fundar o diretório acadêmico do Campus Montes Claros e o time da organização Enactus no IFNMG. Mas uma das experiências que mais mudou a sua visão de mundo e o fez se direcionar ainda mais para a atuação em projetos sociais foi o intercâmbio de mobilidade acadêmica de um ano e meio nos Estados Unidos.

“Quando voltei, fiquei ainda mais incomodado com os problemas do país, e com uma vontade imensa de tentar ajudar a resolvê-los. No Brasil, ainda se vê os estudantes e a lógica do empreendedorismo como gastos e não como investimentos, precisamos mudar isso”, ressalta Jaudir.

Para o estudante, o Instituto sempre lhe deu muito apoio com as atuações que se envolveu ao longo de sua trajetória. “Os professores nos tratam muito bem, mostrando que realmente importam conosco. Esse lado humano é muito importante”, diz Jaudir.

Com todo esse caminho, o ProLíder acabou encaixando perfeitamente com as experiências e vontades de Jaudir. “Só reclamar não resolve. E só discutir também não. Então quero agir, quero ter um time para produzir algo de concreto, vendo na teoria mas também experimentando, testando, propondo, trabalhando”, conclui.

O ProLíder é uma iniciativa do Instituto Four, instituição sem fins lucrativos que busca "formar e desenvolver jovens líderes que pensam em maneiras de solucionar os maiores problemas do Brasil", diz o site oficial da entidade.