Portal IFNMG - Campus Montes Claros recebe estudantes de 16 cidades neste sábado para a VII Maratona Mineira de Programação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 16h44 | Última atualização em Quarta, 23 de Maio de 2018, 16h56
imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Montes Claros organiza e sedia neste sábado, dia 26 de maio, a sétima edição da Maratona Mineira de Programação, evento que reunirá mais de 250 alunos de cursos superiores de 16 diferentes cidades mineiras para uma competição de resolução de problemas em linguagem de programação.

De acordo com o diretor-geral do IFNMG – Campus Montes Claros, professor Renato Afonso Cota Silva, a Maratona já aconteceu em cidades do centro e do sul de Minas e do triângulo mineiro, mas ainda não havia acontecido no Norte do Estado. “Com as inaugurações das obras no Campus final de 2017, passamos a ter a infraestrutura necessária para sediar o evento, que é um dos maiores de Ciência da Computação de Minas Gerais e envolve as maiores universidades e faculdades, sendo de grande importância para o fortalecimento da área de computação do Estado”, destacou.

A competição

Na Maratona Mineira, os times representam as suas instituições de ensino e são formados por três estudantes de cursos relacionados à computação, como Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, e de áreas afins, como Matemática, Física e Engenharias, além de um professor coach.

Os times recebem provas com problemas que devem ser resolvidos durante as cinco horas da competição. Computador e material escrito ficam à disposição dos estudantes, mas não é permitido a utilização de material armazenado em meio digital ou ter acesso à Internet. Os problemas são considerados resolvidos quando retornam os resultados esperados nos testes da bateria. O time vencedor é o que resolve a maior quantidade de problemas dentro do tempo da competição. A competição desperta a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Ao todo, serão 55 times de 20 diferentes instituições competindo. O IFNMG contará com cinco times: dois de Ciência da Computação e dois do Técnico integrado em Informática do Campus Montes Claros e um do curso de Sistemas de Informação do Campus Pirapora. As 10 melhores equipes receberão medalhas como premiação: ouro para os três primeiros; prata para o quarto, quinto e sexto; e bronze para o sétimo a décimo lugares.

A Maratona Mineira serve como preparação para a Maratona nacional promovida pela Sociedade Brasileira de Computação.

Mais informações: http://www.uaicode.com.br/maratona/

Programação

Além da competição, que acontece no sábado das 14:00 às 19:00 no espaço multiuso do IFNMG – Campus Montes Claros, o evento contará também com jantar de confraternização e apresentação cultural regional na noite do dia anterior e abertura, aquecimento e almoço antes do evento, além do encerramento e premiação.

A Maratona conta com parceria da Unimontes e apoio da Algar Telecom, da Fadenor e da Uaicode.

Confira abaixo a programação completa:

25/05/2018UNIMONTES
Avenida Dr. Ruy Braga, S/N - Vila Mauriceia