Portal IFNMG - Inscrições para submissão de trabalhos no Selfís foram prorrogadas; evento será de 09 a 11 de outubro no Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Inscrições para submissão de trabalhos no Selfís foram prorrogadas; evento será de 09 a 11 de outubro no Campus Salinas

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 11h29 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2017, 11h52

IV Selfis atualizado

Agora, estudantes, professores e pesquisadores podem submeter trabalhos para a IV Semana da Licenciatura em Física, realizada pelo IFNMG-Campus Salinas, até o dia 18 e junho. 

Com o tema “Inovação, tecnologia e o ensino de Física na contemporaneidade", a quarta edição da Selfís está sendo organizada por professores, estudantes e egressos do Instituto, numa parceria entre os campi Januária e Salinas. Além disso, a Semana conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Para a submissão de trabalhos no evento, é necessário fazer uma pré-inscrição. Poderão ser propostos resumos, oficinas e minicursos. As normas de submissão estão disponíveis no site do evento.

Para participação no evento será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00. Estão isentos dessa taxa palestrantes, conferencistas, ministrantes de minicursos e oficinas, membros da comissão organizadora e professores de escolas públicas estaduais e municipais.

Palestrantes

Outra novidade é que a organização do evento já confirmou os palestrantes de abertura e encerramento. A palestra de abertura será ministrada pelo professor Ives Solano Araújo, da UFRGS; a de encerramento será proferida pelo professor Eduardo de Campos Valadares, da UFMG.

Professor Ives Solano de Araújo

O professor Ives Araújo possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física, Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física. Realizou um estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard, nos EUA, entre 2009 e 2010, participando do grupo de pesquisa em Ensino de Física do professor Eric Mazur, com quem mantém colaboração desde então. Atualmente, é Professor Associado II do Departamento de Física da UFRGS, editor da revista Investigações em Ensino de Ciências e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS, atuando também como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado. Tem experiência na área de Ensino de Física com produções vinculadas aos seguintes temas: Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências.

Eduardo Campos Valadares

Eduardo de Campos Valadares é professor titular do Departamento de Física da UFMG. Graduou-se em Física pela UFMG, possui mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987) e pós-doutorados na USP e na Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Além de publicações em várias áreas de física da matéria condensada, tem larga experiência em pesquisa e desenvolvimento de experimentos simples e de baixo custo, com foco na criatividade, inovação e na física do dia a dia. Em 2001, recebeu o Prêmio Francisco de Assis Magalhães Gomes pelas suas atividades em prol da Divulgação Científica em Minas Gerais e em 2006 foi contemplado com o Prêmio Denatran, categoria orientador de estudante universitário. Instituiu a primeira incubadora de empresas da UFMG e coordena o Laboratório de Inovação, Prototipagem e Simulação (LIPS-UFMG). Em 2013 recebeu o prêmio Concurso PRECITYE de Ejercicios e intervenciones pedagógicas: Competencias emprendedoras en las ingenierias, no âmbito do Mercosul , da Fundacion Universidad Nacional del Sur, Argentina.

Os organizadores esperam superar o número de participantes dos anos anteriores, que reuniram, aproximadamente, 300 pessoas em cada edição, entre ouvintes e participantes que apresentaram trabalhos. Em 2016, o Selfís recebeu a submissão de 70 trabalhos de pesquisadores vinculados a instituições de várias regiões do Brasil. Desse número de inscritos, 50 foram aprovados para apresentação.

Clique aqui para fazer sua pré-inscrição.

Clique aqui para acessar o site do Selfís 2017.

Curta a página oficial do Selfís no Facebook.

Com informações da Plataforma Lattes

Fim do conteúdo da página