Portal IFNMG - Ampliar as ações de internacionalização é o novo desafio do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Ampliar as ações de internacionalização é o novo desafio do IFNMG

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 16h35 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2017, 17h07

Para o assessor de Relações Internacionais do IFNMG (Arinter), professor Lauro Sérgio Pereira, a internacionalização é importante não somente para o IFNMG, mas para toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Isso porque, segundo ele, a internacionalização representa a possibilidade de fazer com que haja uma troca de experiências entre os atores produtores de conhecimento no âmbito regional/local e aqueles que se encontram no âmbito global.

Diante dessa importância, a Arinter está buscando outras e mais ferramentas para aumentar as ações em prol da internacionalização. Uma dela foi a abertura de edital que disponibilizou uma vaga para uma intercambista que estuda no exterior. E quem conquistou a vaga foi um montes-clarense. Felipe Mesquita Antunes mora na pequena cidade de Vlissingen, localizada no sudoeste dos Países Baixos. Para ser mais claro, na Holanda.

Ele foi para lá junto com a mãe dele, que atualmente mora lá. Aproveitou o local para fazer um curso na área de negócios internacionais e gestão. “O curso na verdade se chama International Business and Management Studies e tem como foco preparar o estudante para uma carreira internacional. O programa é inteiramente em inglês, então a classe é formada por alunos de todo o mundo”, explica o estagiário.

Intercambistas Felipe Mesquista

Foto: O estudante Felipe Mesquista Antunes mora na Holanda. Lá, ele cursa International Business and Management Studies, um curso na área de negócios internacionais e gestão. No IFNMG, Felipe vai desenvolver um plano de trabalho com o objetivo de aumentar a mobilidade acadêmica por meio de parcerias com a comunidade acadêmica internacional

Criar oportunidades

A missão do estudante no Brasil é contribuir para que o IFNMG possa encontrar oportunidades de parceria com o exterior, aumentando, assim, a mobilidade acadêmica. Para isso, ele vai desenvolver um plano de trabalho que prevê inicialmente a criação de um reconhecimento internacional do IFNMG e da Arinter. “Para isso, serão necessários traduzir e publicar muita informação sobre o IFNMG em inglês, uma vez que toda a informação do site encontra-se em português. Isso limita o acesso internacional à instituição. Consequentemente, esse ato facilitará muito o contato com instituições internacionais”, analisa o intercambista.

O estágio de Felipe Mesquita no IFNMG é de seis meses. Durante esse período, ele poderá contribuir com seus conhecimentos e aprender sobre a realidade do IFNMG. Enquanto isso, Felipe também poderá matar a saudade de sua terra natal. “Na verdade sinto, muita saudade do clima e da comida brasileira. Na Holanda, chove quase todo dia, e a comida para o meu paladar tem pouco sabor e pouco tempero. Sinto muita falta de um restaurante brasileiro”, aponta.

Ações estratégicas

O assessor da Arinter, Lauro Sérgio, reconhece que os desafios são muitos, mas que não podem impedir que a internacionalização de fato se concretize. Conforme argumenta, para que a internacionalização aconteça efetivamente, não apenas no IFNMG, mas na Rede Federal como um todo, é necessário o estabelecimento de ações estratégicas por parte da comunidade gestora em diálogo com servidores e discentes. “Isso será possível a partir do momento em que de fato a internacionalização passar a ser vista por cada um não apenas como uma ação que repercute no tripé ensino, pesquisa e extensão, mas que vá, além disso, no sentido de tornar-se uma estratégia de desenvolvimento político, econômico, social e institucional”, assegura o assessor.

O professor Lauro Sérgio informa que, no sentido mais prático, algumas ações como a firmação de parcerias, bem como a assinatura de convênios com algumas instituições estrangeiras já têm sido postas em prática e têm gerado resultados positivos. Por outro lado, o servidor destaca que ainda há muito trabalho a ser feito, como a captação de fomento externo para execução de ações estratégicas, aumento do número de parcerias com instituições internacionais, além de aumento da visibilidade internacional por meio da disponibilização de material de divulgação em Inglês, seja em meio impresso ou virtual.

“No mais, é fundamental que a implantação dos Centros de Línguas se efetive, de modo que toda a comunidade do IFNMG também passe a se sentir mais motivada para aprender línguas estrangeiras a fim de, consequentemente, obterem uma certificação reconhecida internacionalmente por meio de resultados satisfatórios em exames de proficiência linguística, os quais são demandados para candidaturas em programas internacionais de mobilidade acadêmica”, propõe o professor.