Portal IFNMG - Pirapora é o primeiro Campus a receber comitiva da Diretoria de Assuntos Estudantis e outros setores da Reitoria Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 17h39 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2017, 18h27
Comitiva se reuniu com os representantes do grêmio, dos cursos e turmas do Campus
imagem sem descrição.

Servidores e alunos do IFNMG – Campus Pirapora receberam nesta terça-feira (07/03) a visita de comitiva da Reitoria composta por representantes da Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC), da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), da Coordenação de Assistência à Saúde e Qualidade de Vida (CASQV) e da Coordenação de Comunicação e Eventos para diversas reuniões que debateram demandas, projetos e ações relacionadas a cada um dos setores envolvidos.

Em pauta nas reuniões, que contaram com a presença de representantes dos estudantes e de grande parte dos servidores do Campus, questões como assistência ao educando, protagonismo estudantil, ações inclusivas, internacionalização e comunicação. Ao longo do 1º semestre de 2017, a comitiva visitará todos os 11 campi do IFNMG.

Aproximação e novidade

Em comum entre as diversas reuniões realizadas, pode-se destacar o estreitamento dos laços, o recolhimento de demandas e o indicativo de possibilidades de projetos, ações e serviços conjuntos.

A novidade nos encontros ficou por conta da Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, que foi criada no final de outubro de 2016 e está com a importante e reivindicada missão de gerir, promover e desenvolver programas, projetos e atividades relacionadas à assistência ao educando.“A Diretoria foi criada para ouvir, assistir e acompanhar as demandas dos estudantes para que permaneçam no IFNMG com qualidade e que formem com sucesso”, reforçou a Diretora Ana Neta.

A potencialização e fomento do protagonismo juvenil foi um dos destaques da reunião com os representantes do grêmio, dos cursos e das turmas do Campus Pirapora, que esclareceram dúvidas, fizeram críticas e se posicionaram com relação ao apoio e ao funcionamento das entidades representativas dos estudantes. Atualmente, o Campus possui um atuante grêmio estudantil, que abrange os estudantes dos cursos técnicos, mas não possui Centro Acadêmico ou Diretório Acadêmico. A possibilidade da criação foi discutida e será amadurecida no âmbito da DAEC junto aos alunos e servidores. “Após reestruturar a diretoria, estamos passando em todos os campi para conhecer as demandas e a realidade da representação dos estudantes e ouvir as demandas para unificar procedimentos e ajudar a criar grêmios e centros acadêmicos”, concluiu Ana.

IFNMG para além dos muros

Levar o IFNMG para além do Campus, da cidade e até do Brasil! Este foi outro importante ponto em debate com setores específicos e também com os servidores e os representantes dos estudantes.

O assessor de relações internacionais do IFNMG, professor Lauro Sérgio Pereira, explicou sobre as atribuições da Arinter e falou das diversas possibilidades de programas, bolsas e parcerias para que alunos e servidores possam estudar e trabalhar no exterior ou aprender novas línguas. Inclusive, estava presente no encontro com os alunos um exemplo recente da internacionalização: Patrícia Stefanelli Conceição, que cursa Administração de Empresas no IFNMG-Campus Pirapora, acabou de voltar de quase seis meses em Portugal por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do IFNMG em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

Já o coordenador de comunicação do Instituto, Bráulio Siffert, convocou a comunidade acadêmica para fazer parte da comunicação do IFNMG, contribuindo para que haja uma divulgação maior e mais eficaz das diversas ações, projetos e resultados no âmbito da instituição. “É preciso que todos servidores e mesmo os alunos repassem informações para que a Comunicação transforme em notícia, sugiram ideias e campanhas de divulgação e sejam porta-vozes da qualidade da instituição”, ressaltou.

Atenção à saúde do servidor e do educando

O coordenador da Coordenação de Assistência à Saúde e Qualidade de Vida, Rodrigo Martins, apresentou em linhas gerais o resultado de uma importante pesquisa sobre a qualidade de vida que foi respondida por mais de 400 servidores do Instituto e que indicou, por exemplo, que o adoecimento mental é um dos principais motivos de afastamento por saúde no Instituto, o que demanda atenção específica para verificação das razões e promoção de ações de acompanhamento e superação. Outros servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) também estiveram na comitiva para reuniões e demandas específicas do setor.

O Núcleo de Ações Inclusivas, ligado à Pró-Reitoria de Ensino, também esteve no Campus para reunião com os representantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

sDSC 0216 site

Compuseram a comitiva da Reitoria os servidores Aline Silvânia, Ana Neta, Simone Gomes e Júnia Costa (DAEC e Ações Inclusivas), Rodrigo Martins, Mara Pimenta e Valmir Magalhães (DGP), Lauro Sérgio (Arinter), Bráulio Siffert (Comunicação) e Abinei Marques (motorista). Na foto, acompanhados pela diretora-geral do IFNMG - Campus Pirapora, professora Joaquina Aparecida Nobre.

sDSC 0173 site

No final da tarde, a reunião foi com todos os servidores do Campus