Portal IFNMG - Química + Arte → Uma equação balanceada Ir direto para menu de acessibilidade.

Química + Arte → Uma equação balanceada

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2017, 08h32 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 10h10

Que tal juntar Química e Arte em uma mistura perfeita? Professores e alunos do IFNMG-Campus Januária vão mostrar que é possível. O resultado, todos poderão conferir na próxima sexta, dia 3, a partir das 19h, no Anfiteatro do Campus, no Quimicart: a arte de ensinar química. O evento contará com teatro, dança, palestras, tudo isso apostando na arte e na diversão como aliadas do ensino da ciência.

O evento da próxima sexta será a demonstração do que foi construído por meio do projeto de extensão homônimo, realizado desde junho de 2016 por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Discente (Pibed). A coordenação é da professora Rita Freire.

O objetivo do projeto é “modificar a imagem negativa da Química e despertar nas pessoas o interesse por essa ciência. A ideia é transmitir o conhecimento científico de uma forma descontraída e lúdica”, como explica a bolsista Tainara Gonçalves de Queiroz, aluna do 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente. “Aprender de forma divertida é mais prazeroso do que de maneira formal, em sala de aula”, comenta.

Tainara explica que o trabalho começou com a pesquisa sobre os experimentos que poderiam ser usados em peças de teatro e dança. Os passos seguintes foram a criação das peças e números de dança e os ensaios.

Além de Tainara, o projeto conta com a bolsista Karine Gomes de Oliveira Silva, além de aproximadamente 30 alunos voluntários e professores colaboradores.

Confira abaixo o vídeo de divulgação do evento, com adaptação da peça encenada por alunos e professora do curso técnico em Meio Ambiente que será apresentada durante o Quimicarte: