Portal IFNMG - Pós-graduação em Administração Pública para servidores efetivos do IFNMG começará no dia 4 de fevereiro Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Pós-graduação em Administração Pública para servidores efetivos do IFNMG começará no dia 4 de fevereiro

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2017, 17h02 | Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2017, 17h10

Começarão no dia 04 de fevereiro as aulas do curso de pós-graduação lato sensu em Administração Pública, que está sendo oferecido pelo IFNMG aos servidores que foram aprovados em seleção realizada em 2016.

O coordenador da pós-graduação é o professor Titular do IFNMG-Campus Januária Ednaldo Liberato de Oliveira. Com formação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Ednaldo Liberato é doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Lavras-MG, mestre em Irrigação pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná e pós-graduando em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Unimontes.

O professor Ednaldo Liberato explica que o curso está sendo possível por meio do Programa Institucional de Desenvolvimento dos servidores do Instituto, por isso o curso é destinado exclusivamente a servidores efetivos do IFNMG, graduados nas diversas áreas do conhecimento.

Objetivo do curso

Para o professor Ednaldo, o curso de pós-graduação em Administração Pública do IFNMG, na modalidade a distância, vem ao encontro das necessidades da instituição, "que busca servidores com visão holística das ações administrativas e políticas, de forma a contribuir para o alcance dos objetivos da instituição, neste sentido a concepção do curso está voltada para a formação de egressos capazes de atuarem de forma eficiente e no contexto da Gestação Pública”, esclarece o coordenador.

A coordenadora de Ensino do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD/ IFNMG), Ramony Maria Silva Reis Oliveira, afirma, ainda, que o curso se caracteriza por qualificar o gestor público no domínio das principais técnicas gerenciais no campo organizacional, de seus “recursos” humanos, financeiros e de produção e de gestão pública “evidentemente referenciada em um compromisso ético com a construção de uma sociedade justa, de maneira flexível, possibilitada pela metodologia de educação a distância”, destaca a coordenadora.

Modalidade a distância

O coordenador informa que o curso contempla sólida formação nas teorias administrativas e enfatiza o desenvolvimento de competências necessárias ao bom desempenho profissional do gestor público, buscando-se formação ético-humanística e formação técnico-científica condizentes com as exigências que o mundo do trabalho contemporâneo impõe.

Serão três módulos, totalizando a oferta de 15 disciplinas, todas ofertadas na modalidade a distância. O professor Ednaldo orienta que para que o aluno obtenha êxito nessa modalidade é necessário dedicação. “É bom lembrar que o objetivo do aprendizado é buscar conhecimento e não simplesmente um título. Logo, o nosso acadêmico deve estar consciente de que fazer um curso de pós-graduação a distância exige muito mais do aluno do que um curso presencial, portanto, recomendamos muita dedicação e força de vontade para que a formação seja a melhor possível”.

Ednaldo dá outras dicas: montar um planejamento pessoal para os dias de estudos; programar-se para dedicar, aproximadamente, 15 horas por semana às atividades, acessando o curso com uma frequência de 3 a 4 vezes por semana; ter iniciativa para mergulhar a fundo nos assuntos das aulas e pesquisar fontes complementares, participar de fóruns e chats.

A servidora Aline de Oliveira Paiva Antunes, formada em Ciências Econômicas e lotada no IFNMG-Campus Pirapora, está ansiosa para o início da pós. Segundo ela, havia tempo que estava procurando um curso gratuito de pós-graduação. “Espero que seja um curso interessante e que me acrescente conhecimentos para serem aplicados ao meu trabalho, pois acredito que contribuirá muito para que eu possa executar meu trabalho de forma mais eficiente e sempre dentro da legalidade”, aponta a servidora.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3201 3096.

Fim do conteúdo da página