Portal IFNMG - De casa nova, Campus Avançado Janaúba inicia semestre letivo nesta quarta-feira (07/02) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 08h03 | Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 09h20
imagem sem descrição.

O IFNMG-Campus Avançado Janaúba inicia, nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, o semestre letivo em sua nova sede, concretizando um sonho de servidores e estudantes do IFNMG e também de toda a comunidade de Janaúba e da região da Serra Geral. A partir de hoje, o novo endereço do campus recebe os 245 alunos dos cursos técnicos em Informática para Internet e Vigilância em Saúde, integrados ao ensino médio. Ainda em fevereiro, alunos de cursos de formação inicial e continuada (FIC) também iniciarão suas aulas no espaço.

“É um momento histórico do IFNMG em Janaúba. Temos uma sede definitiva, um espaço para fazermos inovação, extensão, pesquisa, ensino de qualidade”, comemora o diretor do campus, professor Fernando Barreto Rodrigues. “Agora temos esse espaço para desenvolver nossos projetos, aumentar o número de alunos atendidos e, consequentemente, gerar mais oportunidades”, aposta.

foto interna 1

Oportunidades que se abrirão não apenas para Janaúba, mas para toda a região da Serra Geral, como destaca a reitora, professora Joaquina Nobre. “Vamos avançar com a oferta de cursos que atendam às demandas da comunidade, prezando por uma educação socialmente referenciada que seja instrumento de transformação das pessoas”.

Expectativas

Lorem1Com 1.234 metros quadrados de construção, o novo campus ocupa um terreno de 20 hectares. Dispõe de sala de professores, biblioteca, três laboratórios, quatro salas de aula e nove espaços administrativos.Estrutura mais adequada para receber estudantes como Lórem Rocha Soares Silva (foto), do 3° ano do curso técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio, que se diz animada para explorar as oportunidades de crescimento pessoal e acadêmico que a mudança trará. “Espero encontrar um ambiente mais moderno e inspirador, não apenas uma mudança física, mas também uma evolução na qualidade do ambiente educacional”, diz a estudante. “Acredito que as novas instalações proporcionarão uma experiência acadêmica mais enriquecedora, favorecendo a aprendizagem colaborativa e criativa”, acrescenta.

Não somente os alunos, mas também os servidores estão com boas expectativas em relação à nova casa. “Precisávamos muito de um espaço maior, pois o prédio do Centro tem inúmeros benefícios, mas já não suportava mais a quantidade de alunos e limitava bastante a expansão do campus, principalmente devido à falta de espaço”, avalia o coordenador do curso técnico de Informática para Internet, professor Rômulo Silveira Ramos. Para ele, no entanto, assim como as expectativas, são grandes os desafios da mudança e o maior deles é o acesso dos servidores e, principalmente, dos alunos, já que o novo endereço fica a cerca de 5 km de Janaúba, na saída para Jaíba. “Isso envolve uma logística de transporte com que, até então, nós tínhamos que nos preocupar”, avalia o professor.

O diretor do Campus explica que, para atender estudantes e servidores do IFNMG-Campus Avançado Janaúba, a Prefeitura Municipal e a empresa WC Transporte de Janaúba estenderam uma das linhas de transporte público até o novo campus, com funcionamento a partir desta quarta-feira. Segundo Fernando Barreto, o IFNMG está acompanhando esse processo para verificar o atendimento da comunidade escolar.

Investimento

O investimento total na nova sede do Campus Avançado Janaúba foi da ordem de R$ 4 milhões. Boa parte do recurso veio de emendas parlamentares, dos deputados federais Leonardo Monteiro, Rodrigo de Castro, Reginaldo Lopes, Paulo Guedes, Padre João e do senador Rodrigo Pacheco.
Além da construção do prédio administrativo/pedagógico, os recursos foram aplicados na construção da guarita, do cercamento do campus, da subestação de energia e da primeira etapa da usina fotovoltaica, além da fase inicial de urbanização do campus.

Design sem nome 19

Antiga sede

Mesmo com o início das atividades no novo espaço, o IFNMG-Campus Avançado Janaúba manterá parte de suas atividades na antiga sede, no Centro da cidade. Lá continuarão a funcionar os cursos técnicos concomitantes e alguns cursos de formação inicial e continuada (FIC), como os ligados aos programas Mulheres Mil e Energife.