Portal IFNMG - IFNMG define como serão os processos seletivos de estudantes a partir de 2024 Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG define como serão os processos seletivos de estudantes a partir de 2024

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2023, 08h33 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 09h15

Os processos seletivos de estudantes para cursos técnicos do IFNMG terão formatos diferentes entre as unidades para entradas a partir de 2024. A decisão foi tomada na 124ª reunião do Colégio de Dirigentes do Instituto (Codir), realizada no dia 18 de maio de 2023, respeitando a forma de seleção definida pela comunidade escolar de cada unidade.

As formas de seleção a serem adotadas para ingresso a partir de 2024 nos cursos técnicos serão prova, análise de histórico escolar e sorteio, conforme apresentado abaixo:

- Campus Almenara: seleção por prova para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e concomitantes/subsequentes. A exceção é o curso técnico em Agropecuária em regime de alternância, que possui metodologia própria em virtude do público-alvo serem jovens com vínculo com as atividades agropecuárias;

- Campus Araçuaí: seleção por análise de histórico escolar para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e concomitantes/subsequentes;

- Campus Arinos: seleção por análise de histórico escolar para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e concomitantes/subsequentes;

- Campus Diamantina: seleção por prova para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e seleção por análise de histórico escolar para cursos concomitantes/subsequentes;

- Campus Janaúba: seleção por prova para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e seleção por sorteio para cursos concomitantes/subsequentes;

- Campus Januária: seleção por prova para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e concomitantes/subsequentes;

- Campus Montes Claros: seleção por prova para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e concomitantes/subsequentes;

- Campus Pirapora: seleção por prova para os cursos técnicos presenciais e seleção por análise de histórico escolar para cursos a distância;

- Campus Porteirinha: seleção por prova para os cursos técnicos presenciais e seleção por análise de histórico escolar para cursos a distância;

- Campus Salinas: seleção por análise de histórico escolar para os cursos técnicos integrados ao ensino médio;

- Campus Teófilo Otoni: seleção por prova para os cursos técnicos presenciais e seleção por análise de histórico escolar para cursos a distância;

- Cead: seleção por sorteio para cursos técnicos concomitantes/subsequentes.

Lembrando que os chamados cursos técnicos na forma integrada ao ensino médio são para quem quer fazer, no IFNMG, o curso técnico e ensino médio ao mesmo tempo. Na forma concomitante são para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola e quer fazer o curso técnico no IFNMG e os cursos técnicos na forma subsequente são destinados para quem já concluiu o ensino médio e deseja fazer o curso técnico.

Decisão da comunidade

A decisão do Colégio de Dirigentes do IFNMG sobre as formas de seleção para a entrada dos estudantes na instituição foi subsidiada pelas propostas apresentadas pelas unidades, depois de um longo processo de discussão, as quais foram apresentadas por meio das atas encaminhadas pelos dirigentes à comissão central.

Para a reitora, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, esse processo decisório do IFNMG demonstra o “nosso amadurecimento institucional, uma vez que as escolhas dos campi e do Cead foram frutos de um longo processo de estudos sobre o tema e, ao ser apreciado pelo Codir, numa construção democrática, o pleno deliberou por respeitar as decisões dos unidades, compreendendo a importância de se preservar a autonomia das comunidades a partir da diversidade que apresenta o IFNMG”.

Para auxiliar a comunidade escolar na compreensão das formas de ingresso e balizar essas discussões, foi designada uma comissão com representantes de todos os campi que elaborou o documento Processos Seletivos no IFNMG: Reflexões necessárias. O documento traz o histórico e dados estatísticos de como se deu, ao longo do tempo, os processos de seleções de novos estudantes no IFNMG e apresenta análises sobre as diferentes formas de ingresso. O documento apresenta, ainda, informações sobre experiências de outros institutos federais.

Segundo o professor Wallas Siqueira Jardim, presidente da comissão, o documento foi elaborado de forma coletiva, com a participação dos representantes dos campi do IFNMG, e serviu para fortalecer as discussões nos momentos formativos que ocorreram antes das deliberações.

Cursos superiores

Para os cursos superiores do IFNMG, de todas as unidades, a seleção de estudantes a partir de 2024 será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do processo seletivo no formato prova, como acontecia antes da pandemia da covid-19. As porcentagens de vagas a serem preenchidas por cada forma de ingresso é definida por cada unidade e reavaliada anualmente.

No caso dos cursos superiores, não foi possível considerar outras formas de seleção, como a análise do currículo escolar, como afirma  Wallas Jardim. Ele explica que a legislação estabelece, como condição mínima para os processos seletivos do ensino superior, a realização de uma prova de redação em língua portuguesa.