Portal IFNMG - IFNMG - Campus Arinos abre mais vagas para o curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 17h08 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 21h12

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos ofertará mais 80 vagas para o curso presencial de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, onde ocorrerão as aulas presenciais no período noturno.  Além de o curso ser gratuito, o aluno receberá uma bolsa no valor de R$ 270 por mês, desde que comprovada frequência.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio de pré-matrículas a partir do dia 19/06/2023. Os interessados têm até o dia 02/07/2023 para efetivar a inscrição/ pré-matrícula, acessando e preenchendo o formulário eletrônico. Além dos dados solicitados no formulário, é preciso anexar o  documento de identificação com foto e CPF (único arquivo no formato PDF), histórico escolar ou atestado/declaração de conclusão do ensino fundamental I.

O objetivo do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis consiste em formar profissionais para dimensionar, supervisionar, especificar, instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando o meio ambiente.

Quem pode participar e forma de seleção

Os interessados em participar do curso deverão ter, no mínimo, o ensino fundamental I completo e ser maiores de 18 anos. No que se refere ao processo seletivo, caso o número de pré-matrículas seja maior que o número de vagas, a seleção ocorrerá por sorteio a ser realizado de forma on-line no dia 04/07/2023 às 15h, com transmissão ao vivo pelo perfil oficial do IFNMG no YouTube. O vídeo ficará disponível para ser acessado a qualquer momento pelos candidatos.

Do total de vagas, 20% são reservadas para mulheres.

Sobre o curso

O curso possui carga horária de 200 horas, a serem cumpridas neste ano no prazo de três meses (de julho a setembro). Haverá aulas expositivas/dialogadas, exercícios de fixação, além das aulas práticas em laboratório. O processo de avaliação será contínuo e será considerada a assiduidade, a pontualidade, a participação nas atividades, bem como a realização das atividades teóricas e práticas.

O curso será ofertado no período noturno, de segunda a quinta-feira (presencial) e na sexta-feira (Ead), entre julho e setembro de 2023. Com o objetivo de realizar algumas atividades práticas, o docente poderá agendar algumas aulas no período diurno.

para realizar sua inscrição CLIQUE AQUI!

Para mais informações acesse o edital.

[20/06/2023] - Edital de seleção